Início_dev

Atendendo à situação de contingência em que a Área Metropolitana de Lisboa  se encontra, informamos os nosso utilizadores que as consultas presenciais estão suspensas. A reabertura ao público do Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia fica condicionada à evolução da pandemia provocada pelo vírus COVID-19 e às recomendações oficiais, que seguiremos atentamente. Caso possamos ser úteis à distância, não hesite em contactar-nos através do e-mail: arquivo@fct.pt
Até breve!

Acessos rápidos do ACT

 

Factos e curiosidades…

No próximo dia 9 de junho celebra-se o Dia Internacional dos Arquivos. Assim, este mês, destacamos a relevância dos arquivos e, mais concretamente, do Arquivo de Ciência e Tecnologia que guarda documentos valiosos para o estudo da história das políticas, das instituições e das pessoas que fazem ciência em Portugal.

Continuar a ler

 

Destaques

Visita à histórica Vila do Crato

Em tempo de desconfinamento, porque não uma visita a esta vila alentejana para conhecer a sua história? Território com marcas arqueológicas desde a pré-História e vestígios da civilização romana, esta terra foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques e doada, por D. Sancho II, à Ordem Militar do Hospital que a desenvolveu e defendeu. No Crato nasceu, em 1356, frei Álvaro Gonçalves Pereira, Prior do crato e pai de D. Nuno Álvares Pereira, que mandou construir o Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa.

 

 

 

SANATORIUM, psicoterapia no MAAT

Uma instalação performativa, de Pedro Reyes, que combina arte e psicologia. O artista mexicano, que a criou em 2011 para o Museu Guggenheim de Nova Iorque, aborda de forma lúdica e pedagógica como a vida urbana afeta a nossa saúde e qualidade de vida; a democratização do acesso à psicoterapia; a saúde mental e o bem-estar emocional, social e psicológico. No ano do seu décimo aniversário, estará no MAAT até 20 de setembro.

 

 

 

Viagens Intercidades com desconto na CP

Até 31 de julho a CP terá bilhetes para os comboios Intercidades com descontos até 80%, em 2ª. classe. Os bilhetes podem ser comprados com a antecedência mínima de 10 dias e os destinos são de, e para, Beja, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Lisboa, Porto, Viana do Castelo. Este transporte ferroviário de passageiros entre as principais cidades de Portugal pode ser utilizado para viagens de lazer, negócios e turismo.