Início_dev

Acessos rápidos do ACT

 

Factos e curiosidades…

Em 1983 realizou-se, em Troia, o colóquio Realidades e Perspetivas de Investigação Científica no Ensino Superior.

Vivia-se uma época de transformações sociais, políticas e económicas, caracterizada por uma instabilidade própria de uma pós-revolução. O Ensino Superior e a Investigação Científica tinham de se modernizar e debater caminhos e estratégias para fazer face a um futuro desafiante e às portas da Europa. É neste contexto de mudança que se promoveu a organização de um colóquio onde se debateram questões como o financiamento das Universidades, assim como os objetivos e a necessidade de transformar a realidade da Investigação Científica, torná-la mais competitiva e produtiva do que até então.

Continuar a ler

 

Destaques

Arquivo CUF – Alfredo da Silva

O Arquivo CUF-Alfredo da Silva é o resultado de um trabalho de seleção, inventariação e catalogação do acervo histórico do grupo CUF cujo resultado são três bases de dados: registos de documentação; peças desenhadas e fotografias. Esta parceria entre a Fundação Amélia de Mello e a NOVA SBE, inclui a digitalização de parte dos 3 Km de documentação. A consulta presencial também é possível no parque Industrial Baía do Tejo, no Barreiro.

 

 

 

Dinossauros no Pavilhão do Conhecimento

A exposição Dinossauros: o regresso dos gigantes, é uma viagem ao tempo destes seres enigmáticos que a Ciência continua a descobrir quase todos os dias. Habitaram a terra há muitos milhões de anos, mas continuam a existir na nossa imaginação que, com a ajuda da tecnologia, cria simulações dos seus hábitos de forma vívida e à escala real. Uma exposição de, e para, pequenos e grandes a visitar até setembro no Pavilhão do Conhecimento.

 

 

 

Workshop reprodução digital

A BAD promove a 27 de março, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, o workshop Introdução à reprodução digital aplicada a arquivos, para profissionais com interesse em conhecimentos gerais e competências específicas nesta área. Fundamental nas instituições para a proteção, preservação, acesso e reutilização do património documental, a reprodução digital é, em muitos casos, a única representação do original a que é possível ter acesso.