Início_dev

Atendendo à situação de contingência em que a Área Metropolitana de Lisboa  se encontra, informamos os nosso utilizadores que as consultas presenciais estão suspensas. A reabertura ao público do Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia fica condicionada à evolução da pandemia provocada pelo vírus COVID-19 e às recomendações oficiais, que seguiremos atentamente. Caso possamos ser úteis à distância, não hesite em contactar-nos através do e-mail: arquivo@fct.pt
Até breve!

Acessos rápidos do ACT

 

Factos e curiosidades…

Sabia que no passado dia 11 de fevereiro se comemorou o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência?

Este dia surge na sequência da aprovação da Agenda 2030 e dos 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela ONU em 2015 e cujas metas são para atingir até 2030. É proposto com base no objetivo 5 que visa a igualdade de género como um dos objetivos.

Continuar a ler

 

Destaques

Salinha Online do D. Maria II

O teatro também existe para os mais pequenos e a Salinha Online do Teatro D. Maria II prova-o. A Salinha reúne mais de 20 histórias criadas para a infância por diversos artistas, a partir das suas próprias casas. Esta iniciativa do Teatro D. Maria II conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Salinha Online tem também em exibição dois espetáculos com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa. A entrada é gratuita.

 

 

 

José Saramago na Caricatura Internacional

Uma exposição virtual dedicada a José Saramago que reúne caricaturas de todo o mundo. São quatro dezenas de caricaturas provenientes do PortoCartoon-World Festival, divulgadas pelo Alameda Shop & Spot. Foi assim que, em 2013, o concurso do Porto Cartoon deu início a um setor de caricaturas sobre grandes figuras, centrando-se no tema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Desde então são várias as personalidades que inspiraram os cartunistas a novas exposições. Consulte aqui.

 

 

 

Instalação artística Commotion

Faz parte do Programa Cultural no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021. Falamos de uma instalação de Vhils, intitulada “Commotion”, uma obra conjunta com 19 artistas simbolizando “os ideais europeus de cooperação, de solidariedade e de diversidade”. A obra agora em exposição reflete uma Europa comprometida na valorização do seu património cultural contemporâneo. Em exibição no átrio do edifício Justus Lipsius, em Bruxelas, até junho, final da Presidência Portuguesa.