Início_dev

Atendendo à situação de contingência em que a Área Metropolitana de Lisboa  se encontra, informamos os nosso utilizadores que as consultas presenciais estão suspensas. A reabertura ao público do Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia fica condicionada à evolução da pandemia provocada pelo vírus COVID-19 e às recomendações oficiais, que seguiremos atentamente. Caso possamos ser úteis à distância, não hesite em contactar-nos através do e-mail: arquivo@fct.pt
Até breve!

Acessos rápidos do ACT

 

 

Factos e curiosidades…

O Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal acontece através do evento anual Ciência que se realiza habitualmente no mês de julho, e, embora com algumas interrupções, desde o ano de 2008 (ou 2007, como veremos mais à frente).

Trata-se de uma iniciativa que tem como principal objetivo promover a exposição pública da ciência que se faz em Portugal, reunir a comunidade científica e estimular o diálogo entre cientistas e gestores de ciência, fomentando assim a colaboração entre instituições científicas e outras entidades públicas e privadas, abrindo caminho para novas colaborações e parcerias.

Continuar a ler

 

Destaques

Projeto “Olhar de retrato”

O Arquivo Municipal de Loures promove uma iniciativa para dar a conhecer o património fotográfico à sua guarda. Não obstante, lança o convite à participação de todos os cidadãos que tenham fotografias das gentes e da terra, para que as cedam para digitalização e divulgação.

Mensalmente são partilhados retratos de paisagens e de edifícios do concelho, assim como das suas gentes e vivências.

 

Novas funcionalidades do Arquivo.pt 

O Arquivo.pt, infraestrutura que tem como objetivo preservar a informação publicada na Web, permite agora utilizar browsers do passado. É uma nova funcionalidade que permite aceder de forma mais fidedigna ao aspeto visual original de uma página do passado. Outra nova funcionalidade consiste em permitir a exportação dos resultados de uma pesquisa, para posterior tratamento e análise.

 

 

Máscaras sociais com cultura

2020 é marcado por uma nova pandemia mundial e as máscaras passaram a ser adereços obrigatórios ou recomendados. Dando resposta a esta nova realidade, a Direção-Geral do Património Cultural está a vender máscaras têxteis sociais com motivos decorativos alusivos a museus, monumentos e palácios nacionais. As máscaras são certificadas pelo CITEVE, entidade competente para o efeito, e comercializadas na loja online da DGCP.