Início_dev

Acessos rápidos do ACT

 

Factos e curiosidades…

Sabia que durante o Estado Novo existiu um instituto orientado para a política científica e divulgação da língua e cultura portuguesas?

O Instituto para a Alta Cultura (IAC) foi o instituto que durante o Estado Novo foi responsável pela política científica e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro. Foi criado em maio de 1936, como sendo a “7ª Secção” do Regimento da Junta Nacional de Educação dedicada à alta cultura.

Continuar a ler

 

Destaques

“Torres Vedras – Cidade dos Livros”

Até 22 de maio haverá livros espalhados por Torres Vedras, no Mercado Municipal e na Igreja de Santiago, na cidade e nas aldeias. Evento de dinamização da literatura e das artes que lhe estão associadas – teatro, música, performance e ilustração – é a demonstração de que os livros também têm lugar fora das bibliotecas. Conta com convidados de Portugal, Brasil, Espanha e Bielorrússia. Consulte o programa.

 

 

 

 

II ABM na Universidade do Porto

No ano do bicentenário da independência do Brasil, a Universidade do Porto promove, em novembro de 2022, o “II ABM – Encontro Internacional de Arquivos, Bibliotecas e Museus: do sincretismo à integração”. Neste encontro, profissionais da Ciência da Informação terão oportunidade de partilhar conhecimento e experiências de Portugal e do Brasil. Os interessados em apresentar comunicações têm até 30 de maio para as submeter aqui.

 

 

 

DIGITAL – nova plataforma europeia

A UE tem um novo programa de financiamento destinado à criação de uma plataforma para transformação digital do setor cultural europeu. Destina-se às entidades e empresas, das áreas do património cultural e das indústrias culturais e criativas, que queiram partilhar dados de criação e reutilização de conteúdos. As candidaturas podem ser submetidas até 17 de maio.