Início_dev

Atendendo à situação de contingência em que a Área Metropolitana de Lisboa  se encontra, informamos os nosso utilizadores que as consultas presenciais estão suspensas. A reabertura ao público do Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia fica condicionada à evolução da pandemia provocada pelo vírus COVID-19 e às recomendações oficiais, que seguiremos atentamente. Caso possamos ser úteis à distância, não hesite em contactar-nos através do e-mail: arquivo@fct.pt
Até breve!

Acessos rápidos do ACT

 

Factos e curiosidades…

Conhece a coleção Biblioteca Cosmos?

Há oitenta anos, em 1941, era criada a Biblioteca Cosmos. Fundada por Bento de Jesus Caraça, a coleção aspirava à formação das massas populares. Reuniu um conjunto de destacados intelectuais no domínio da ciência e da cultura e o primeiro volume foi publicado em 1941.

Continuar a ler

 

Destaques

Eventos Arquivos, Bibliotecas e Museus

Com a nova normalidade, sugerimos 2 eventos muito atuais promovidos pela BAD. As III Jornadas de Gestão da Informação, a 11 novembro na Casa do Campino, com o tema “A inteligência artificial ao serviço da Gestão da Informação” e Workshop BAM Precisamos de Normas B(ibliotecas) A(rquivos) M(useus), a 22 de outubro no Goeth-Institut Portugal, em Lisboa, para falar de interoperabilidade e outros temas.

 

 

 

Comemorações do Centenário de José Saramago

A 16 de novembro comemora-se o centenário de José Saramago e a Fundação, em colaboração com outras entidades, está a preparar uma programação que assinala a data, com o intuito de prestar homenagem à figura e cidadão que foi Saramago, tanto na atividade cívica como literária. A programação inicia com um ciclo de cinco conferências, sessões de leitura em escolas básicas e um Concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, no Teatro S. Luís.

 

 

 

Exposição Hergé na Fundação Calouste Gulbenkian

George Remis, mais conhecido por Hergé, em exposição na Fundação Calouste Gulbenkian, onde poderemos descobrir as suas muitas facetas, para além de Tintin. A exposição, em colaboração com o Museu Hergé, reúne uma seleção de documentos, desenhos originais e outras composições, desde a Banda Desenhada à publicidade, do desenho de moda às artes plásticas e ao design gráfico. Para visitar a partir de 1 de outubro a 10 de janeiro de 2022.