Artigos e publicações

Produzidos pela equipa do Arquivo, ou em colaboração com investigadores do Instituto de História Contemporânea, os artigos publicados em linha ou em publicações de especialidade, divulgam conteúdos existentes no ACT. Pretende-se promover o estudo da história da organização da ciência e das políticas científicas, desde meados do século XX.


Artigos

Trabalhos baseados em conteúdos da documentação e recursos bibliográficos do ACT.

A Secção A Vida Científica / Ciência do Diário de Lisboa
Numa época em que não se divulgava ciência em Portugal, mas a mesma época, movimentada por transformações culturais profundas como foi a década de 1960, surge no Diário de Lisboa uma página dedicada à divulgação científica, em especial aos avanços internacionais que marcaram uma geração.

 Adesão de Portugal à ESA
A adesão de Portugal à ESA fez com que nas últimas duas décadas a maioria da atividade espacial portuguesa tenha sido feita através desta agência e, por isso, todos os grandes marcos tecnológicos e programáticos estão ligados a esta participação.

Alfredo Bensaude, um professor intelectual e político
Decorridos 111 anos de existência do Instituto Superior Técnico, recordamos a vida e obra do reformador do ensino da Engenharia em Portugal. A Alfredo Bensaude devemos a criação do IST, do qual foi diretor desde a sua inauguração, em 1911, até 1920.

Maria José Moura, uma mulher de visão
Na semana em que comemoraria o seu 85º aniversário, o Arquivo de Ciência e Tecnologia homenageia Maria José Moura neste breve artigo procurando dar a conhecer o seu enorme contributo às bibliotecas, ao livro, à profissão e à democratização do acesso à cultura e à informação.

Arquivo de Ciência e Tecnologia | 10 anos a contribuir para a História e Memória da Ciência em Portugal
No dia em que se celebram 10 anos de atividade do Arquivo de Ciência e Tecnologia, elaborámos um pequeno artigo sobre a missão do ACT, as principais atividades desenvolvidas na última década e a forma como tem contribuído para a preservação da história e memória da produção científica nacional.

Maria de Sousa, “uma mulher feliz, por ser cientista, por ser livre”
Na semana em que comemoraria o seu 82º aniversário, homenageamos Maria de Sousa com um pequeno artigo sobre o seu enorme contributo à Ciência, à divulgação e ensino de Ciência num Portugal em constante mudança.

CERN – a física de partículas não tem nacionalidade
No CERN, laboratório europeu dedicado ao estudo do Universo, cientistas de todo o mundo alargam as fronteiras da ciência e da tecnologia com aceleradores de partículas onde as colisões aceleradas a muito altas energias permitem a estudo da matéria e da anti-matéria.

Venturas e desventuras de um instituto de investigação: o Arquivo de Fernando Roldão Dias Agudo e a história do Instituto Nacional de Investigação Científica (1976-1992)
O tratamento do espólio de Fernando Roldão Dias Agudo (n.1925), presidente do INIC entre 1980 e 1983, permitiu reapreciar vários documentos relevantes para um reexame da história institucional da Ciência e Tecnologia portuguesas e o papel desempenhado pelo Instituto Nacional de Investigação Científica no contexto político e cultural dos anos 70-90.

O Arquivo do INIC e as relações internacionais: a Comissão Nacional da UNESCO
Promover o intercâmbio de cientistas e o fomento do conhecimento científico. É este o mote para o estabelecimento das relações entre o Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), nomeadamente através da sua Comissão Nacional (CNU), criada em 1979.

A propósito do Dia Internacional das Florestas…Lembrança e problemática da Festa da Árvore
A propósito do Dia Internacional das Florestas, a equipa do ACT propõe uma leitura orientada pela história da Festa da Árvore, efeméride laica e republicana, recordando alguns acontecimentos chave para a compreensão da problemática da Árvore e das Florestas em Portugal, hoje mais do que nunca de interesse estratégico.

Ciência e Política: Luís Ernani Dias Amado, um homem entre dois mundos
Investigador e médico português que dedicou a sua vida à investigação científica e à militância civil, Luís Ernani Dias Amado, discípulo da «Geração de 1911», foi também político, lutador antifascista, democrata republicano e mação. O ACT apresenta o perfil biográfico deste investigador no momento em que disponibiliza o seu arquivo para consulta.

30 anos da «Semana de C&T para a Juventude»
Desenhadas como modelo itinerante, e o primeiro evento de uma série que visava estabelecer as bases de uma política de divulgação e educação científica fora de Lisboa e Porto, as «Semanas de Ciência e Tecnologia para a Juventude» celebram este ano três décadas.

Mariano Gago, um fazedor de pontes
Se fosse vivo, Mariano Gago celebraria os 68 anos de idade em 16 de maio. No presente mês o ACT propõe recordar a figura deste homem de ação e administrador das ciências em Portugal, cumprido um ano desde o seu falecimento prematuro, em abril de 2015.

Nos 25 anos de criação da Federação Portuguesa das Associações e Sociedades Científicas (FEPASC)
A FEPASC teve um importante papel na dinamização de encontros de ciência, ética e política científica e na abertura de um espaço de debate público em torno da atividade de investigação em Portugal. O Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT conserva vários documentos fundamentais para a compreensão da atividade desta Federação.

 


Publicações

Em parceria com investigadores de História da Ciência, o Arquivo de Ciência e Tecnologia tem vindo a produzir artigos que promovem e divulgam os fundos e coleções à sua guarda, bem como relevam a importância da preservação e disponibilização destes para a construção da História da Ciência. Outras publicações resultam de encontros que contaram com a organização do Arquivo de Ciência e Tecnologia.

Encontro Curadoria Digital – Estratégias e experiências ‒ Atas
Coordenação:
Ana Alves Pereira
Madalena Ribeiro
Paula Meireles
Pedro Penteado

 

Capa_Atas_Encontro_Arquivos_AP

Encontro Arquivos da Administração Pública – Atas
Coordenação:
Maria Fernanda Rollo
Madalena Ribeiro
Paula Meireles
Pedro Penteado

 

Capa do livro Espaços e atores

Espaços e atores da Ciência em Portugal (XVIII-XX) (2014)
“Os acervos do Arquivo de Ciência e Tecnologia”
Paula Meireles
Madalena Ribeiro

 

 

Capa revista acervo

Revista Acervo, v. 26, n.º 2 (2013)
“O Arquivo Nacional de Ciência e Tecnologia: política e organização da ciência em Portugal”
Maria Fernanda Rollo
Madalena Ribeiro
Paula Meireles

 

fuentes

Revista Electrónica de Fuentes y Archivos, número 4 (2013)
“Arquivos de Ciência: memória e história da organização da Ciência em Portugal”
Maria Fernanda Rollo
Paula Meireles
Madalena Ribeiro
Tiago Brandão

 

Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, v. 25 (2012)
“História e Memória da Ciência e da Tecnologia em Portugal. O Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia”
Maria Fernanda Rollo
Paula Meireles
Madalena Ribeiro
Tiago Brandão

 

Rubrica FCT Newsletter

O Arquivo de Ciência e Tecnologia escreve uma rubrica na Newsletter da Fundação para a Ciência e Tecnologia desde o primeiro número.

Número 11 outubro/2014: O espólio de um cientista português – David Ferreira
Número 10 julho/2014: Encontro promove debate sobre Arquivos Científicos
Número 9 maio/2014: Os arquivos e a ciência: à conversa com Henrique Leitão
Número 8 fevereiro/2014: Os primeiros programas de doutoramento em Portugal
Número 7 outubro/2013: O mar no Arquivo de Ciência e Tecnologia
Número 6 agosto/2013: Workshop Arquivos Universitários
Número 5 junho/2013: Leite Pinto, o primeiro presidente da JNICT
Número 4 abril/2013: O Arquivo da Junta de Energia Nuclear
Número 3 fevereiro/2013: O Simpósio internacional Política Científica e Tecnológica para os Anos 90
Número 2 dezembro/2012: O Arquivo Histórico de Ciência e Tecnologia
Número 1 maio/2012: Adesão à Rede Portuguesa de Arquivos
Número 0 dezembro/2011: Número integralmente dedicado ao ACT

Setembro de 2018