Ciclo Arquivos do Saber

|Apresentação| Programa| Inscrições | Localização| Organização

Ciclo de sessões 2025

19 de fevereiro | 16 de abril | 18 de junho | 17 de setembro | 19 de novembro

Horário: 14h30 – 16h00           Local: FCT | Av. D. Carlos I, 126 – Lisboa

 

Apresentação

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através do seu Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT), tem em curso a promoção de um ciclo de sessões intitulado Arquivos do Saber: Ciência, História e Memória, a realizar durante o ano de 2025. O objetivo é promover sessões, de curta duração, num ambiente de partilha e de divulgação de um acervo documental único para a história da atividade científica em Portugal.

A história da Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT representa uma parte importante da história da ciência e da tecnologia e da organização da ciência em Portugal. Assim, é detentora de um significativo acervo documental, que inclui, para além do seu próprio arquivo (1997 – ), o espólio da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) (1967-1997) e de outros organismos públicos e privados, essencialmente na área das políticas e financiamento da ciência em Portugal.

O Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT preserva e gere a memória documental da produção científica nacional, traduzida em milhares de processos de apoio a bolsas, instituições e projetos de investigação. Aberto ao público desde 16 de dezembro de 2011, a missão do ACT é o tratamento, a preservação e a divulgação do património arquivístico à guarda da FCT, e outros com interesse científico e histórico, contribuindo deste modo para a preservação da história e memória da ciência e da tecnologia em Portugal. Inclui 12 arquivos institucionais da administração e organização de ciência e 8 arquivos de cientistas e de outras personalidades ligadas à ciência, totalizando cerca de 5 mil metros lineares de documentos.

O trabalho de tratamento do Arquivo tem proporcionado a (re)descoberta de uma documentação inestimável para o estudo da temática geral da política e da organização da ciência em Portugal e das diversas áreas científicas e instituições associadas, entre diversas outras dimensões, comprovando a importância deste espólio. A investigação já desenvolvida vem confirmar o interesse e valorizar a existência deste Arquivo, o primeiro do género em Portugal, e, nesse sentido, enaltecer e reforçar a responsabilidade da sua salvaguarda como fonte primária essencial para a história da organização da atividade científica em Portugal.

Trata-se, conforme descrito, de um conjunto documental único, essencial para o aprofundamento do estudo da atividade cultural e científica portuguesa desde os meados do século XX até à atualidade em múltiplos domínios.

O facto de se encontrar preservado, organizado e disponível à consulta pública, a que se tem somado a integração e disponibilização de espólios pessoais, valoriza ainda mais a ação e o trabalho promovido pelo Arquivo de Ciência e Tecnologia.

Pretende-se que este ciclo de sessões possa ser um contributo para estimular o conhecimento e o estudo da documentação que a FCT tem à sua guarda, com partilha de resultados de trabalhos de investigação, divulgando um acervo que reúne uma importância desmedida para a história da ciência, das políticas científicas, das instituições e da investigação em Portugal.

Partilhar, refletir e debater realçando a importância das fontes primárias para a Ciência, a História e a Memória.