Mário Barbosa

 

Presidente da JNICT (1992 – 1994).


Mário Adolfo Monteiro da Rocha Barbosa nasceu em 1950 em Vila do Conde. É professor catedrático emérito da Universidade do Porto.

Em 1972 concluiu a licenciatura de Engenharia Metalúrgica na Universidade do Porto e em 1980 o doutoramento em Ciências dos Materiais, na Universidade de Leeds, Inglaterra, com a tese sobre o comportamento do aço inoxidável «Passivation kinetics and pitting studies on Cr, Ni and 18Cr-10Ni stainless steel».

Foi professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do Departamento de Biologia Molecular do ICBAS Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Participou na organização do BioEng88 – 1ª Conferência Nacional de Engenharia Médica, que teve lugar no Porto. Escreveu, em coautoria, o artigo «Biomateriais em Portugal» apresentado pela Secção Técnica de Biomateriais, da Sociedade Portuguesa de Materiais, nas Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica da JNICT. Estes foram dois importantes acontecimentos na génese do Instituto de Engenharia Biomédica INEB, da Universidade do Porto, do qual foi cofundador e Presidente de 2000 a 2006. Também foi Coordenador Científico deste instituto entre 2000 e 2012.

De 1991 a 1995 foi membro do Conselho Diretivo da Sociedade Europeia de Biomateriais.

Tomou posse como presidente da JNICT em setembro de 1992, tendo permanecido na presidência da instituição até fevereiro de 1994, data em que apresentou a sua demissão do cargo e regressou à carreira docente. Na qualidade de Presidente da JNICT tomou assento na Comissão Nacional do Programa CIENCIA, na Comissão Nacional do Programa europeu STRIDE – Science and Technology for Regional Innovation and Development – e no comité de política científica e tecnológica da OCDE, como delegado nacional.

Com trabalho reconhecido internacionalmente em biomateriais – interação dos materiais com os tecidos vivos – dedicou-se ao estudo de materiais naturais, ou bioartificiais, com o intuito de transportar células ou proteínas durante os processos de regeneração de tecidos, conforme documentado nos muitos artigos publicados em revistas científicas sobre bioengenharia e biomateriais.

Foi nomeado em 2000 membro da União Internacional das Sociedades da Ciência e Engenharia de Biomateriais, em 2005 Secretário Geral da Sociedade Internacional de Cerâmica em Medicina e em 2006 presidente do Comité de Prémios da Sociedade Europeia de Biomateriais.

Entre 2002 e 2005 foi presidente do Conselho Científico de Ciências de Engenharia da FCT.

Em 2015, o INEB passou a integrar o i3S Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, do qual foi diretor até 2019, e onde atualmente lidera o grupo de investigação “Microenvironments for new therapies” e coordena o grupo de trabalho “Uma saúde (one health)”.

Ao longo da sua carreira de cientista, Mário Barbosa participou no desenvolvimento de programas de mestrado e de doutoramento em bioengenharia; de cursos intensivos e avançados nesta área; e na organização de conferências nacionais e internacionais sobre biomateriais.Em 2001 recebeu o prémio George Winter, em reconhecimento pela excelência do seu trabalho de pesquisa no âmbito de Novos Padrões e Biocompositas, e a medalha de Mérito do Distrito do Porto.

Em 2009 recebeu o prémio Sementes da Ciência e em 2020 o prémio Klaas de Groot, da Sociedade Europeia de Biomateriais, que distingue investigadores pela sua capacidade de liderança e de orientação dos mais jovens no desenvolvimento de competências de independência e autonomia.

Em 2021 recebeu no “Ciência 2021 – Encontro com a ciência e a tecnologia em Portugal” a medalha de Mérito Científico, pela sua contribuição para a ciência enquanto investigador e docente, atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Também em 2021 lhe foi concedida a medalha de Mérito da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Foi eleito Secretário da União Internacional das Sociedades de Ciência e Engenharia de Biomateriais em 2021.

 


 

Fontes:

Arquivo de Ciência e Tecnologia: Processo individual de Mário Adolfo Monteiro da Rocha Barbosa [PT/FCT/JNICT/DSGA-RPE-SP/001/0059/235].

Webgrafia:

Ordem dos Engenheiros do Norte (2020, julho 01). Prémio Klaas de Groot 2020 atribuído a Mário Barbosa. Notícias OERN

Fernandes, H (2017, janeiro 07). Mário Adolfo Monteiro da Rocha Barbosa – Cientistas Portugueses. FCiências

Melo, L. (2020, junho 29). Mário Barbosa premiado pela Sociedade Europeia de Biomateriais. Notícias: Universidade do Porto

Pizarro, M., Melo, L. (2021, julho 03). Mário Barbosa distinguido com duas medalhas de mérito. Notícias: Universidade do Porto

Atualizado março de 2022