Fevereiro, 2019

Exposição «Odette Ferreira – Construir Futuros»
A Associação Nacional de Farmácias e o Museu da Farmácia organizaram uma exposição dedicada à memória de Odette Ferreira, farmacêutica e cientista que deixou uma marca indelével na luta contra a SIDA. «Odette Ferreira – Construir Futuros» presta homenagem ao percurso singular de uma mulher que se destacou na Ciência em Portugal. Patente no Museu da Farmácia, lá podem ser vistos, os diários onde registou a descoberta de um segundo tipo de vírus da SIDA ou o casaco no qual transportou, de “forma não convencional”, amostras de sangue contaminado para Paris.

 

Portal da Memória, instituições de memória da Defesa Nacional
Foi lançado no mês passado, pelo Ministério da Defesa Nacional, o Portal da Memória. Trata-se de um site no qual é possível fazer a pesquisa de assuntos relacionados com a Defesa Nacional numa rede de seis arquivos, vinte e seis bibliotecas e dez museus militares. São mais de 600 mil registos pesquisáveis, nos quais se incluem documentos de arquivo, monografias, peças museológicas e cartas. Dirigido ao público especializado, mas também a toda a população em geral que tenha interesse por assuntos de Defesa.

 

 

RomArchive, o arquivo digital da cultura cigana
O RomArchive é um arquivo digital dedicado à arte e cultura cigana no qual pode ser encontrada produção cultural de todos os tipos e às quais é acrescentado um contexto e perspectiva académica. Pretende-se criar uma fonte de conhecimento fidedigna que ultrapasse mitos e estereótipos frequentes em relação à cultura dos roma, proporcionando a base para novas pesquisas académicas. Cada secção do arquivo (artes visuais, filmes, música, dança, entre outras) tem diferentes curadores de países como Hungria, Espanha ou Reino Unido. O site pode ser consultado em inglês, alemão ou romani.

 

 

Fevereiro, 2019

«Cientistas de campo no “Cenário Luso-Tropical”»
O projeto «Cientistas de Campo no “Cenário Luso-Tropical”», financiado pelo Programa Investigador da FCT, tem por objetivo explorar as noções de autonomia no campo científico, no contexto de uma ditadura imperialista, explorando as estratégias individuais dos cientistas no sentido de «desafiar as fundações do domínio colonial». Uma das produções deste projeto, que se situa entre a História do Imperialismo e a História Social da Ciência, é o site que agora é lançado no qual podem ser consultadas as missões, pessoas e os organismos envolvidos no trabalho de campo.

 

From automata to robotics – Chamada para propostas
O workshop internacional From automata to robotics realiza-se na Faculdade de Ciências da UL nos dias 28 e 29 de março. Organizado pelo Centro de Filosofia das Ciências da UL e pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da UNL, o encontro interdisciplinar pretende desenvolver conhecimento histórico e reflexão filosófica sobre autómatos, robots, andróides, avatares e ciborgues. A chamada de propostas decorre até ao final do mês e destina-se a especialistas das Artes, Humanidades, Ciência e Tecnologia.

 

 

Exposição Colonizando África
A exposição Colonizando África: Relatórios das obras públicas em Angola e Moçambique (1875-1975) está patente no Arquivo Histórico Ultramarino e mostra documentos desde 1875, quando foi criada a Sociedade de Geografia de Lisboa, até 1975, quando se assinala a independência de Angola e Moçambique. São colocadas em destaque as fotografias usadas pelos técnicos e não as fotografias de propaganda, nesta exposição que faz parte de um projeto no qual se mostra como o território colonizado foi ocupado do ponto de vista historiográfico.

 

 

Janeiro, 2019

Eça e Os Maias na Fundação Calouste Gulbenkian
A exposição Tudo o que tenho no saco comemora os 130 anos de edição da obra-mestra do Realismo português, Os Maias de Eça de Queirós. Contudo, a mostra que está patente na Gulbenkian até ao próximo mês de fevereiro extravasa a obra literária e apresenta-nos em sete núcleos a vida e obra do seu autor. São mostradas crónicas, cartas, fotografias, caricaturas, pinturas, música de época e excertos de filmes, assim como objetos que fazem parte do seu espólio, guardados na Casa de Tormes, que nunca antes foram mostrados em Lisboa.

 

Prémio Arquivo.pt
Após o êxito do Prémio Arquivo.pt, atribuído pela primeira vez no ano passado, o início de 2019 traz a abertura de inscrições para a segunda edição deste concurso. Destinado a todos os interessados, a título individual ou em grupo, tem por objetivo galardoar trabalhos que se revelem inovadores e que, simultaneamente, utilizem informação histórica preservada na web, sendo necessário ter o Arquivo.pt como fonte principal de informação. O primeiro classificado recebe 10 000 €.

 

 

INESC TEC pretende digitalizar o Arquivo da Torre do Tombo O INESC TEC, através do projeto EPISA — Inferência de entidades e propriedades para arquivos semânticos, pretende produzir novas representações dos documentos do maior arquivo do país, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, para que estes sejam interligados às redes de dados abertos, de forma a aumentar o seu acesso em linha. A partir das descrições dos arquivistas serão criados modelos de descrição mais ricos que o atual modelo e, como tal, mais fáceis de tratar automaticamente. Este projeto tem o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

 

Dezembro, 2018

Arquivo do dia-a-dia na Moscovo da União Soviética
Foram recentemente descobertas e disponibilizadas em linha as imagens captadas pelo olho e câmara amadora de Martin Manhoff, Major das Forças Armadas dos Estados Unidos da América. Manhoff passou mais de dois anos na União Soviética no início da década de cinquenta, onde serviu na embaixada norte-americana. Tomando o privilégio do seu posto, foi-lhe possível captar centenas de imagens da vida do dia-a-dia de Moscovo, utilizando não só a sua câmara como a sua visão fotográfica. Armazenadas e perdidas durante décadas, estão agora disponíveis aos olhos de todos.

 

O arquivista da empresa Deere & Company
Uma vez mais o ACT destaca o papel que os arquivistas têm nas mais diversas organizações, empresas ou organismos do Estado, quer em Portugal quer pelo mundo fora. Desta vez destacamos a entrevista com o arquivista Neil Dahlstrom, funcionário da Deere & Company, líder mundial da fabricação de equipamento agrícola, mas também de construção e jardinagem. São milhares de filmes que ao relatar a história de uma empresa traçam também a História dos EUA, dos países com os quais a empresa se relaciona, entre muitos outros aspectos.

Livro póstumo de Stephen Hawking
Um dos mais conceituados cientistas de todos os tempos vê agora publicada a sua obra póstuma «Breves perguntas às grandes respostas». O livro tem por base informações que ao longo dos anos o cientista ofereceu sob a forma de ensaios, palestras ou discursos. Não se ficando pelo campo académico, por aqui passam respostas a perguntas do domínio da física e da cosmologia, as suas grandes áreas de especialidade. A edição é da Planeta e com ela podemos ficar a saber o que pensa Hawking sobre a existência de Deus ou a possibilidade de viajar no tempo.

 

Novembro, 2018

Exposição ILHAS LUZ
O Reservatório da Mãe de Água recebe uma instalação da artista Rosário Rebello de Andrade composta por mil barcos de papel que flutuam no tanque. Trata-se da exposição ILHAS LUZ, da qual faz parte outra instalação da mesma artista no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Completam a exposição trabalhos de fotografia, instalação de luz real e laser da artista Margareta Hesse, sediada em Berlim e Dortmund, com as suas obras de grande escala, desta vez patentes no MUHNAC e no Museu da Água – Reservatório Patriarcal, em Lisboa.

 

Biblioteca Digital Mundial
A Biblioteca Digital Mundial está perto de celebrar os seus dez anos. O projeto da Biblioteca do Congresso dos EUA e da UNESCO conta com mais de 200 parceiros de todo o mundo, no qual Portugal se faz representar pela Biblioteca Nacional de Portugal e pela Biblioteca Pública Municipal do Porto. Disponibilizados gratuitamente, os conteúdos multilingue pretendem tornar o conteúdo cultural na internet mais variado, reduzir a lacuna digital nos países que participam, fornecendo ferramentas para professores e público em geral. Lá podem encontrar-se manuscritos, filmes, fotografias, livros raros e tantos outros conteúdos.

Revista brasileira de ciência disponível em linha
São um total de 68 mil páginas, distribuídas por 456 edições, da revista Ciência e Cultura que chegam agora à web graças ao trabalho da Hemeroteca da Biblioteca Nacional do Brasil. Nascida em 1949, atravessou todo o período da ditadura militar, e chega aos dias de hoje continuando a ser uma revista de referência para a divulgação científica do país. Todos os números publicados até 2017 encontram-se disponíveis e de acesso livre no sítio da Biblioteca Nacional Digital, onde também é possível pesquisar outras publicações científicas e periódicos nacionais.

 

Outubro, 2018

Glossário de termos arquivísticos
O Arquivo de Ciência e Tecnologia disponibiliza no seu website a primeira versão de um Glossário de termos arquivísticos. Compilado a partir de dicionários da especialidade, de normas arquivísticas e de alguma legislação sectorial, o Glossário pretende dar a conhecer um conjunto de conceitos mais técnicos que possam servir de recurso aos profissionais e interessados por esta área de trabalho.

 

VIII Encontro do IBERCARTO
Encontro do Grupo de Trabalho de Cartotecas Públicas Luso-Espanholas ‒ IBERCARTO ‒ realiza-se na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nos próximos dias 15 a 17 de novembro. O VIII deste grupo de trabalho constituído por profissionais portugueses e espanhóis da área da documentação cartográfica é subordinado ao tema «Cartografia: fonte de saber e instrumento de conhecimento», e nele pretende-se discutir questões relativas à preservação, conservação, tratamento e gestão de fundos cartográficos.

Congresso «Ciência, cultura e turismo sustentável»
Enquadrado no Ano Europeu do Património Cultural, o congresso «Ciência, cultura e turismo sustentável», resulta das parcerias estabelecidas para o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em Portugal e pretende ser «reflexão ampla e profunda sobre as interseções da cultura e da ciência na sociedade portuguesa, através dos museus, das coleções e do património científico». O prazo para submissão de propostas decorre ainda até 8 de outubro.

 

Setembro, 2018

Arquivo do Guardian News and Media Archive
Conheça a entrevista feita às duas arquivistas responsáveis pela documentação que constitui o Guardian News and Media Archive, do qual fazem parte 5093 caixas e 1,85 terabytes de informação, que são os registos que testemunham a história do passado do jornal. Aberto a estudantes e investigadores, grande parte do seu serviço é prestado à própria casa, surpreendendo os utilizadores por não terem cópias das edições antigas, mas sim o conjunto de documentação que serviu de suporte à criação de peças noticiosas ou de grandes reportagens, material esse que nunca viu a luz do dia. Estas e outras estórias podem ser consultadas aqui.

 

«Moranças – Habitats tradicionais da Guiné-Bissau»
Está patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência a exposição de longa duração que reúne as fotografias captadas por uma missão de estudos do habitat nativo da Guiné, promovida pela Junta de Investigação do Ultramar entre 1959 e a 1960. O impacto que esta missão teve nos investigadores que a levaram a efeito e o poder que emana das imagens captadas, num sentido de valorização tecnológica e cultural, justifica que voltemos a olhar para elas. São apresentadas em articulação com objetos etnográficos das coleções do Instituto de Investigação Científica Tropical e do Museu Nacional de Etnologia.

Conferência Archiving 2019 realiza-se em Lisboa
Depois de vários estados norte-americanos e de outros tantos países europeus, é a vez de Lisboa acolher no próximo ano ‒ 17 a 19 de maio ‒ a conferência Archiving organizada pela Imaging Science and Technology. O objetivo é a discussão sobre a preservação, representação e acesso à informação através de materiais audiovisuais, 2D e 3D, reunindo-se, para tal, gestores, académicos e profissionais de empresas, universidades e instituições ligadas ao património cultural. A submissão de propostas decorre até ao próximo mês de outubro.

 

Agosto, 2018

Resultados dos prémios Arquivo.pt

Destacados nesta página no mês de abril, os prémios Arquivo.pt foram entregues no decorrer do Ciência’18. Em primeiro lugar ficou o projeto Conta-me Histórias, serviço em linha que permite ao utilizador uma narrativa temporal a partir de notícias sobre qualquer assunto. O segundo prémio foi para o trabalho «Enquadramento do conceito de “homossexualidade” em 20 anos de publicação do Jornal Expresso» e o terceiro lugar para o projeto Arquivo de Opinião.

“Na ponta dos dedos” no Padrão dos Descobrimentos

Estão a ser promovidas visitas guiadas para o público escolar, público em geral e para famílias (estas últimas com marcação prévia) à exposição de fotografias de Luís Pavão que regista os trabalhos de limpeza e de restauro do Padrão dos Descobrimentos. Nela podem descobrir-se, à distância de um braço e da perspectiva de um andaime, a textura da pedra, pormenores da estátuas que até agora não tínhamos reparado e o trabalho do cinzel do escultor!

6.º Congresso SciComPT | 2018

Este ano o congresso SciComPT|2018 realiza-se em Figueira de Castelo Rodrigo, nos dias 10 a 12 de outubro. Sob o mote «Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência» pretende discutir – em torno de comunicações, posters e dinamização de atividades de comunicação de ciência – o papel da educação e comunicação de ciência na sociedade, a participação e a inclusão para a construção de justiça social, entre outros.

Julho, 2018

 

Mostra do ACT na Secretaria-Geral da Educação e Ciência

A partir do dia 2 e durante todo o mês de julho, o Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia dá a conhecer algumas das suas linhas de intervenção, numa pequena mostra temporária. A Secretaria-Geral da Educação e Ciência é a coordenadora destas exposições temporárias, da responsabilidade de outras instituições, e estão patentes nas montras do edifício na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa.

O trabalho dá que pensar

De 14 a 16 de setembro, no Jardim Botânico Tropical em Belém, vai decorrer o Encontro da Fundação Francisco Manuel dos Santos. O tema desta edição é o Trabalho e para celebrar vai haver música, teatro, documentários, debates e workshops. Juntam-se ao Encontro “O trabalho dá que pensar” vários dos maiores especialistas nacionais e internacionais em diversas áreas.

A Revolução Russa e a Cultura Científica em Portugal no século XX

A exposição Revolução Russa e a Cultura Científica em Portugal no século XX pretende apresentar ao grande público alguns aspetos do impacto direto ou indireto que a revolução russa e a ciência soviética tiveram sobre o pensamento, a prática e a cultura científicas em Portugal no século XX. A visitar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, até ao dia 31 de julho.

 

 

 

Junho, 2018

Geometria Sónica
O ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas (Ribeira Grande, Açores) e a RTP promovem uma parceria, artística e cultural, no âmbito da criação de intervenções/objetos artísticos para a divulgação da Arte Contemporânea Portuguesa. Geometria Sónica arranca com a “Exposição – Índice” e vai ter três ciclos expositivos resultantes das Residências Artísticas. A iniciativa já está a decorrer e vai manter-se até março de 2019.

Workshop RESAW
No dia 13 de setembro, no Porto, vai decorrer um workshop sobre: Investigação utilizando Arquivos da Web. O evento, que se configura enquanto introdução aos arquivos da web para investigação em Humanidades e Ciências Sociais, é organizado por Jane Winters (Professora de Humanidades Digitais na Universidade de Londres) e Daniel Gomes (Arquivo.pt). A submissão de propostas de comunicação decorre até 15 de junho.

Archives in the Age of Digital Humanities
O Colégio do Espírito Santo, em Évora, vai receber a Conferência Internacional «Archives in the Age of Digital Humanities» nos dias 24 e 25 de outubro de 2018. O evento é organizado pelo Instituto de História Contemporânea (IHC-NOVA FCSH) e pelo CIDEHUS da Universidade de Évora. O período para submissão de propostas de comunicação está aberto até 30 de junho.

 

Maio, 2018

 

Arquivo da European Science Foundation
O arquivo da European Science Foundation está agora disponível para consulta, contribuindo assim para a preservação da história da cooperação científica na Europa. Entre os documentos tratados e catalogados, com datas compreendidas entre 1974, data de criação da fundação, e 2005, encontram-se papers sobre a gestão da fundação, documentos científicos produzidos por comissões e grupos de trabalho, fotografias, ficheiros de áudio e vídeo.

 

3º Encontro BAD ao Sul
Para discutir questões relacionadas com as mudanças no processo de comunicação organizacional com os públicos das bibliotecas, dos arquivos e dos museus, a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas promove o 3º Encontro BAD ao Sul subordinado ao tema «Comunicação e acesso à informação: desafios». O encontro acontece no dia 29 de maio, em Ferreira do Alentejo.

 

 

Quartel do Carmo comemora 107 anos
No Ano Europeu do Património Cultural, o Quartel do Carmo, no Largo do Carmo em Lisboa, comemora o seu 107º aniversário e assinala a data com a abertura gratuita ao público, de 23 abril a 31 de maio, entre as 10h e as 17h. Aos sábados será ainda possível assistir a concertos do Quarteto de Cordas da Banda de Música da Guarda Nacional Republicana e às quartas-feiras irá realizar-se a tradicional cerimónia do Render da Guarda.

 

 

Podcasts com arquivistas
No sítio web spreaker.com foram disponibilizados podcasts com arquivistas, sendo o primeiro episódio uma conversa entre o casal Karen Trivette e Geof Huth. Ouvem-se diálogos entre arquivistas e discutem-se questões sobre o trabalho, as preocupações e ações diárias por forma a garantir a preservação da história. Entre 10 de fevereiro e 21 de abril foram já disponibilizados 9 episódios.

 

 

 

Abril, 2018

Visita dos alunos do curso de mestrado de Comunicação de Ciência, 9 de abril de 2018
O Arquivo de Ciência e Tecnologia recebeu a visita da turma de mestrado em Comunicação da Ciência, da FCSH-UNL, curso coordenado pelos Professores António Granado e Ana Sanchez. Saiba mais em Iniciativas.

 

 

XII Encontro CTDI
O XII Encontro CTDI subordinado ao tema «Big data: as novas fontes de informação e conhecimento» acontece a 20 de abril, no ISCAP, Porto. O evento pretende ser um espaço de reflexão e discussão e, simultaneamente, um fórum de partilha e debate no âmbito da Ciência da Informação. Este ano está centrado nas questões do crescimento da informação: volume, velocidade, variedade e complexidade; e na crescente importância da informação.

 

 

Prémios Arquivo.pt
Até ao próximo dia 4 de maio decorre o período para apresentação de candidaturas aos Prémios Arquivo.pt, que tem por objetivo galardoar trabalhos que utilizem a informação preservada pelo Arquivo.pt. Os prémios pretendem reconhecer os 3 trabalhos mais inovadores que utilizem os serviços de pesquisa e acesso disponibilizados pelo Arquivo.pt. O concurso atribui prémios monetários e está aberto a todos os interessados, individualmente ou em grupo.

 

Ciclo “O que é o arquivo? Cinema/Arquivo”A Cinemateca associa-se à segunda edição do ciclo de encontros «O que é o Arquivo?», uma iniciativa do Arquivo Municipal de Lisboa, que acontece anualmente. O programa do Ciclo decorre entre 18 e 20 de abril e, entre outros filmes, destaca-se a obra Sans soleil de Chris Marker (na imagem); no dia 19 será lançado o livro resultante da primeira edição do ciclo de encontros «O que é o Arquivo?». «As relações que se estabelecem entre as imagens em movimento e os modos do seu arquivamento serão discutidas ao longo de três dias».