A presente Cronologia apresenta uma síntese dos principais acontecimentos que traçaram a inscrição da ciência e da investigação científica portuguesas no cerne da política nacional e que contribuíram para a organização e para a institucionalização da atividade científica, em Portugal, ao longo do século XX.
A Cronologia inicia-se assim no ano de 1929, com a criação da Junta de Educação Nacional à qual competirá lançar em bases permanentes uma política científica nacional que não mais deixará de se desenvolver sobre e por entre conjunturas variáveis. Privilegia factos e acontecimentos da vida nacional sem deixar de pontualmente mencionar eventos internacionais sobretudo quando, de forma direta ou indireta, estes se relacionam com o contexto português.
Enquanto projeto do Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT), esta Cronologia visa disponibilizar a todos os cidadãos que se interessam pela história contemporânea uma ferramenta simplificada de compreensão do contexto evolutivo das ciências e da sua organização institucional – social e política -, completada com imagens e sempre que possível disponibilizando o acesso a legislação e outros documentos.
Alimenta-se de um exercício de interpretação e revisão permanente de factos e circunstâncias que poderão ou não refletir-se nas opções e trajetórias da política científica nacional. Não se encontra portanto fechada, como de facto não o poderia ser, assim como não poderia pretender a exaustividade, sendo intenção da equipa do ACT continuar a enriquecê-la com as contribuições externas de todos os que se interessam por estas temáticas.
Para o envio de sugestões e propostas de entradas, contactar: arquivo@fct.pt
Março de 2020