O Arquivo de Ciência e Tecnologia tem desenvolvido a sua atividade no sentido de contribuir para a preservação da história e memória da ciência e da tecnologia em Portugal.
Dado o seu alcance temos chegado a um público variado, do qual recolhemos alguns depoimentos que testemunham a importância que o ACT tem tido para as suas atividades profissionais ou académicas.
Tendo em conta a sua experiência, que importância atribui ao
Arquivo de Ciência e Tecnologia?
Maria Eduarda Gonçalves
ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa
Atribuo uma importância decisiva ao Arquivo de Ciência e Tecnologia, designadamente, como meio de garantir a memória histórica da política de ciência e tecnologia em Portugal enquanto política pública explícita e institucionalizada (desde 1967). A existência do Arquivo oferece, só por si, um forte estímulo ao depósito de documentação e outros registos de relevância crítica para o conhecimento do passado da política de ciência e da própria ciência neste país.
Jaime Manuel da Costa Oliveira
Investigador-coordenador aposentado do extinto Instituto Tecnológico e Nuclear
O ACT da FCT integra, em particular, o arquivo da Junta de Energia Nuclear (JEN), instituição em que iniciei a minha carreira de investigação científica, na área da Física dos Reatores de Cisão Nuclear, e de que fui dirigente, na fase final da sua existência (de 1977 a 1979). O arquivo da JEN – detido pelo Instituto Superior Técnico – é da maior relevância histórica e patrimonial, a nível nacional e internacional, e a sua valorização e divulgação têm sido bem promovidas pela FCT. Apraz-me testemunhar a qualidade do apoio que me tem sido dado pelo ACT na redação de livros sobre a história da JEN.
Maria Celina de Mello e Silva
Arquivo de História da Ciência, Museu de Astronomia e Ciências Afins (Brasil)
A criação do Arquivo da FCT representa uma importante iniciativa de preservação de fontes que registram a trajetória de instituições científicas e de cientistas, como também um amplo investimento em prol da memória para gerações futuras. Sem dúvida, o Arquivo desempenha um papel fundamental na preservação da memória científica portuguesa.
João Nuno Ferreira
Conselho Diretivo, FCT
A minha experiência profissional, redes de computadores, é algo distinta da realidade de um arquivo. Mas tenho aprendido muito e, em diversas vertentes, acho que tem sido possível fazer a ponte entre a realidade arquivística e a tecnologia. A nível mais pessoal considero-me uma pessoa interessada em história, pelo que entendo a necessidade de organizar, preservar e divulgar o acervo da FCT, pois é essencial para o entendimento da história da Ciência em Portugal.
Alexandra Lourenço
Divisão de Normalização e Apoio à Administração, DGLAB
O Arquivo de Ciência e Tecnologia tem sido um exemplo para a promoção de boas práticas na Administração Pública. Num momento difícil, de desinvestimento em muitas áreas, a FCT ao investir num corpo de arquivistas dinâmico e na criação de infraestruturas de apoio à conservação e gestão documental demonstra como é possível rentabilizar o recurso informacional, transformando-o num ativo institucional.
Isabel Maria Conceição Rosa
Divisão de Gestão de Recursos Humanos, FCT
A maior. Arquivo é memória, sem dúvida, mas é sobretudo ponto de partida para construir mais e melhor. Parabéns à equipa que tão bem tem sabido dinamizar e divulgar o ACT.
Isabel Figueiredo
Departamento de Relações Internacionais, FCT
A recuperação, tratamento e organização da informação contida no ACT, é de grande e relevante importância como memória descritiva e como memória futura, não só para a comunidade científica mas de todos os interessados nestas matérias.
Filipa Soares
Núcleo de Arquivo do IST, Universidade de Lisboa
É um Arquivo incontornável e único para a reconstrução da História da Ciência em Portugal!
Filomena Soares
Departamento de Relações Internacionais, FCT
É através da escrita ou da oralidade que sabemos quem somos, primeiro enquanto indivíduos inseridos numa família, depois num país, numa instituição. Assim se vai fazendo a História. O Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT faz História no mundo da globalização digital, ao não deixar cair no esquecimento os seus maiores vultos e todos os outros anónimos, que também contribuíram e contribuem para o que a FCT é hoje.
Otília Macedo Reis
Direção Executiva, Comissão Fulbright
A entrega do Arquivo Histórico da Comissão Fulbright – Comissão Cultural Luso-Americana ao Arquivo de Ciência e Tecnologia constituiu uma oportunidade única para a recuperação, organização, gestão e acesso ao público de um acervo que de outra forma continuaria indisponível. O estudo deste arquivo e as publicações que dele advenham contribuirão certamente para o reforço do conhecimento sobre a mobilidade científica e cultural entre Portugal e os Estados Unidos da América desde 1960.
Pedro Penteado
Direção de Serviços de Arquivística e Normalização, DGLAB
Acompanho desde o início o projeto e o trabalho desenvolvido pela FCT no Arquivo de Ciência e Tecnologia, que considero modelar pela forma como envolveu o apoio da liderança, pela parceria com a universidade, pela constituição de uma jovem e dinâmica equipa de arquivistas, pela construção e aplicação dos adequados instrumentos de gestão de documentos, pela disponibilização de conteúdos no Portal Português de Arquivos e pela constante promoção da informação arquivística. Parabéns e que continuem em força; o país precisa de exemplos como o vosso!
Dezembro de 2014