Setembro, 2018
Arquivo do Guardian News and Media Archive
Conheça a entrevista feita às duas arquivistas responsáveis pela documentação que constitui o Guardian News and Media Archive, do qual fazem parte 5093 caixas e 1,85 terabytes de informação, que são os registos que testemunham a história do passado do jornal. Aberto a estudantes e investigadores, grande parte do seu serviço é prestado à própria casa, surpreendendo os utilizadores por não terem cópias das edições antigas, mas sim o conjunto de documentação que serviu de suporte à criação de peças noticiosas ou de grandes reportagens, material esse que nunca viu a luz do dia. Estas e outras estórias podem ser consultadas aqui.
«Moranças – Habitats tradicionais da Guiné-Bissau»
Está patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência a exposição de longa duração que reúne as fotografias captadas por uma missão de estudos do habitat nativo da Guiné, promovida pela Junta de Investigação do Ultramar entre 1959 e a 1960. O impacto que esta missão teve nos investigadores que a levaram a efeito e o poder que emana das imagens captadas, num sentido de valorização tecnológica e cultural, justifica que voltemos a olhar para elas. São apresentadas em articulação com objetos etnográficos das coleções do Instituto de Investigação Científica Tropical e do Museu Nacional de Etnologia.
Conferência Archiving 2019 realiza-se em Lisboa
Depois de vários estados norte-americanos e de outros tantos países europeus, é a vez de Lisboa acolher no próximo ano ‒ 17 a 19 de maio ‒ a conferência Archiving organizada pela Imaging Science and Technology. O objetivo é a discussão sobre a preservação, representação e acesso à informação através de materiais audiovisuais, 2D e 3D, reunindo-se, para tal, gestores, académicos e profissionais de empresas, universidades e instituições ligadas ao património cultural. A submissão de propostas decorre até ao próximo mês de outubro.
Agosto, 2018
Resultados dos prémios Arquivo.pt
Destacados nesta página no mês de abril, os prémios Arquivo.pt foram entregues no decorrer do Ciência’18. Em primeiro lugar ficou o projeto Conta-me Histórias, serviço em linha que permite ao utilizador uma narrativa temporal a partir de notícias sobre qualquer assunto. O segundo prémio foi para o trabalho «Enquadramento do conceito de “homossexualidade” em 20 anos de publicação do Jornal Expresso» e o terceiro lugar para o projeto Arquivo de Opinião.
“Na ponta dos dedos” no Padrão dos Descobrimentos
Estão a ser promovidas visitas guiadas para o público escolar, público em geral e para famílias (estas últimas com marcação prévia) à exposição de fotografias de Luís Pavão que regista os trabalhos de limpeza e de restauro do Padrão dos Descobrimentos. Nela podem descobrir-se, à distância de um braço e da perspectiva de um andaime, a textura da pedra, pormenores da estátuas que até agora não tínhamos reparado e o trabalho do cinzel do escultor!
6.º Congresso SciComPT | 2018
Este ano o congresso SciComPT|2018 realiza-se em Figueira de Castelo Rodrigo, nos dias 10 a 12 de outubro. Sob o mote «Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência» pretende discutir – em torno de comunicações, posters e dinamização de atividades de comunicação de ciência – o papel da educação e comunicação de ciência na sociedade, a participação e a inclusão para a construção de justiça social, entre outros.
Julho, 2018
Mostra do ACT na Secretaria-Geral da Educação e Ciência
A partir do dia 2 e durante todo o mês de julho, o Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia dá a conhecer algumas das suas linhas de intervenção, numa pequena mostra temporária. A Secretaria-Geral da Educação e Ciência é a coordenadora destas exposições temporárias, da responsabilidade de outras instituições, e estão patentes nas montras do edifício na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa.
O trabalho dá que pensar
De 14 a 16 de setembro, no Jardim Botânico Tropical em Belém, vai decorrer o Encontro da Fundação Francisco Manuel dos Santos. O tema desta edição é o Trabalho e para celebrar vai haver música, teatro, documentários, debates e workshops. Juntam-se ao Encontro “O trabalho dá que pensar” vários dos maiores especialistas nacionais e internacionais em diversas áreas.
A Revolução Russa e a Cultura Científica em Portugal no século XX
A exposição Revolução Russa e a Cultura Científica em Portugal no século XX pretende apresentar ao grande público alguns aspetos do impacto direto ou indireto que a revolução russa e a ciência soviética tiveram sobre o pensamento, a prática e a cultura científicas em Portugal no século XX. A visitar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, até ao dia 31 de julho.