Março, 2018
Jornadas FCCN
Nos dias 11, 12 e 13 de abril, na bonita cidade de Braga, vão decorrer as Jornadas FCCN 2018. A iniciativa anual promovida pela FCCN-FCT volta a reunir as comunidades do ensino e da investigação nacionais, com vista a proporcionar a divulgação, partilha e discussão sobre tecnologias e sistemas de suporte às suas atividades. As inscrições para participação no evento são gratuitas e já estão a decorrer.
ICA – Annual Conference 2018
A Conferência anual do ICA International Council on Archives realiza-se de 26 a 28 de novembro de 2018, nos Camarões (África). Para a edição de 2018 o tema escolhido é «Archives: Governance, Memory and Heritage» e até ao dia 31 de março decorre o período de submissão de propostas para comunicações. O ICA (Conselho Internacional de Arquivos) representa os arquivistas de todo o mundo e este evento anual visa promover o encontro, a partilha e o debate entre estes profissionais.
13º Congresso BAD
«Sustentabilidade & Transformação» é o mote para o Congresso promovido pela (BAD) Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, que se realiza de 24 a 26 de outubro, no Fundão. As temáticas propostas são, genericamente, a memória, o património e a ciência aberta; as redes, as comunidades e as literacias; o direito à informação; as tecnologias e infraestruturas. A submissão de propostas decorre até 30 de março.
Fevereiro, 2018
«Interface à Ciência: adicionar valor ao conhecimento»
O 2º encontro de gestores, comunicadores e outros profissionais ligados à Ciência em Portugal, realiza-se no próximo dia 2 de março no Teatro Thalia, em Lisboa. O objetivo do encontro é a reflexão sobre as áreas de interface e a sua contribuição para o desenvolvimento do sistema nacional de investigação e inovação, sendo apresentada uma palestra sobre alternativas para o atual sistema de financiamento à investigação.
Colecionismo: modus operandi, 1900-1950
Por ocasião dos 50 anos da abertura ao público do Museu Calouste Gulbenkian e da Biblioteca de Arte, irá realizar-se uma conferência de 14 a 16 de fevereiro de 2019, para a qual está a decorrer, até 15 de março, o convite à apresentação de comunicações. Centrando-se na figura de Calouste Gulbenkian, mas procurando ultrapassar os episódios biográficos, as comunicações devem refletir de «forma inovadora sobre como operavam os colecionadores, as suas redes de conhecimentos, e a relação que tinham com as suas colecções».
Hemeroteca Municipal: aprendizagem não formal
No ciclo de aprendizagem não formal da Hemeroteca Digital insere-se um conjunto de sessões dedicadas às Bibliotecas Digitais que se intitula «Do fazer ao utilizar: pesquisa e recuperação de informação nas Bibliotecas Digitais». Dália Guerreiro, da Universidade de Évora, é a formadora deste conjunto de sessões, que se estende até abril, sobre colecções digitais, o seu contexto e desenvolvimento. Este mês decorre no dia 20 e a entrada é gratuita mediante inscrição prévia.
Janeiro, 2018
6º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia (ENHCT)
O Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) organiza o 6º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia (ENHCT). O Encontro propõe uma reflexão sobre a História das Ciências e da Tecnologia e irá realizar-se entre os dias 9 e 11 de Julho de 2018, na FCT-NOVA, em Almada. Até ao dia 31 de janeiro decorre o prazo para submissão de propostas de comunicações.
Ano Europeu do Património Cultural 2018
2018 é o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018), o que representa uma oportunidade para a realização de inúmeras iniciativas locais, regionais, nacionais e europeias. Os objetivos maiores são a promoção da diversidade cultural, do diálogo entre diferentes culturas e a coesão social. A decisão foi tomada pelo Parlamento Europeu no seguimento da proposta da Comissão Europeia. Podem associar-se à iniciativa entidades públicas e privadas ligadas à Cultura e ao Património.
Projeto Literacia Digital
O MILD – Manual de Instruções para a Literacia Digital é um projeto que visa dar mais competências para usar a Internet de forma mais esclarecida. Materializa-se através de um portal que se destina aos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, e que vai estar disponível nas escolas a partir deste ano que agora se inicia. O projeto é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e foi apresentado no passado dia 30 de novembro.