Início_maqueta

Acessos rápidos do ACT

 

Factos e curiosidades…

O ano em revista do Arquivo de Ciência e Tecnologia é o mote que propomos para a rúbrica Factos e curiosidades do primeiro mês de 2020. Vamos contabilizar, assinalar e comunicar aquilo que foi feito pela equipa do ACT, de janeiro a dezembro de 2019, nas suas grandes áreas de atuação: tratamento e disponibilização de arquivo histórico, gestão do arquivo intermédio e arquivo corrente.

Continuar a ler

 

Destaques

Oito anos do Arquivo de Ciência e Tecnologia

O Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT organiza uma exposição comemorativa para assinalar os seus 8 anos de atividade. A mostra, em exibição a partir do dia 16 de dezembro nas instalações da Fundação inclui documentos de arquivo de vários acervos à guarda da FCT ou cujo tratamento foi assegurado pelo ACT. Inclui ainda mobiliário e objetos de escritório que, por si só, contam a história da evolução do funcionamento dos serviços, em género de Conta-me como foi na JNICT.

Exposição “Henri Cartier-Bresson: Retratos”

A exposição “Henri Cartier-Bresson: Retratos”, baseada no livro de retratos “Tête à Tête” (de 1998) do fotógrafo e cofundador da agência Magnum vai estar pela primeira vez em Portugal na Alfândega do Porto até 12 de abril. Os retratos de Marilyn Monroe, Coco Chanel, Pablo Picasso, Simone de Beauvoir, Robert Kennedy ou Martin Luther King são alguns dos que integram a exposição que tem curadoria de Aude Raimbault.

KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã está de regresso ao Cinema São Jorge, em Lisboa, entre 29 de janeiro e 5 de fevereiro de 2020. A 17.ª edição da KINO apresenta algumas das produções da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo que mais se destacaram nos grandes festivais internacionais, bem como obras de jovens e promissores realizadores oriundos destes países.

ICOM – Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão

O Conselho Internacional de Museus (ICOM), que assinala desde 1977 o Dia Internacional dos Museus a 18 de maio, anunciou o tema da edição de 2020 – Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão. Neste dia vários museus terão entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas especificamente para comemorar a data.