Início ultima atualizaçao antes da remodelação


Factos e curiosidades…

O Arquivo de Ciência e Tecnologia tem à sua guarda documentação que ilustra as relações institucionais do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) com a Comissão Nacional da UNESCO (CNU), fundada em 1979. Essas relações são ilustradas na documentação reunida em 4 volumes respeitantes aos anos que medeiam 1983-1989.

Além do INIC, a CNU relacionou-se de forma privilegiada com a JNICT e mais tarde com a sua sucessora, a FCT. A execução dos programas da UNESCO/CNU em Portugal permitia, ao abrigo dos «Programas de Participação», a fruição de ajuda financeira ou técnica, para atividades por iniciativa própria e outras por parte da comunidade científica. Dentro da incumbência de apoio à investigação a nível internacional destacam-se na documentação do INIC a atribuição do «Prémio Kalinga de Vulgarização Científica», distinção internacional a carreiras dedicadas à divulgação da Ciência e da investigação; e do «Prémio de Microbiologia Carlos J. Finlay», destinado a promover a investigação e o desenvolvimento no domínio da microbiologia.

Leia aqui o artigo completo que preparámos sobre as relações entre o INIC e a Comissão Nacional da UNESCO.

 

Destaques

Arquivo da European Science Foundation
O arquivo da European Science Foundation está agora disponível para consulta, contribuindo assim para a preservação da história da cooperação científica na Europa. Entre os documentos tratados e catalogados, com datas compreendidas entre 1974, data de criação da fundação, e 2005, encontram-se papers sobre a gestão da fundação, documentos científicos produzidos por comissões e grupos de trabalho, fotografias, ficheiros de áudio e vídeo.

 

3º Encontro BAD ao Sul
Para discutir questões relacionadas com as mudanças no processo de comunicação organizacional com os públicos das bibliotecas, dos arquivos e dos museus, a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas promove o 3º Encontro BAD ao Sul subordinado ao tema «Comunicação e acesso à informação: desafios». O encontro acontece no dia 29 de maio, em Ferreira do Alentejo.

 

Quartel do Carmo comemora 107 anos
No Ano Europeu do Património Cultural, o Quartel do Carmo, no Largo do Carmo em Lisboa, comemora o seu 107º aniversário e assinala a data com a abertura gratuita ao público, de 23 abril a 31 de maio, entre as 10h e as 17h. Aos sábados será ainda possível assistir a concertos do Quarteto de Cordas da Banda de Música da Guarda Nacional Republicana e às quartas-feiras irá realizar-se a tradicional cerimónia do Render da Guarda.

 

Podcasts com arquivistas
No sítio web spreaker.com foram disponibilizados podcasts com arquivistas, sendo o primeiro episódio uma conversa entre o casal Karen Trivette e Geof Huth. Ouvem-se diálogos entre arquivistas e discutem-se questões sobre o trabalho, as preocupações e ações diárias por forma a garantir a preservação da história. Entre 10 de fevereiro e 21 de abril foram já disponibilizados 9 episódios.