Histórico

“Factos e curiosidades…” e “Destaques”

2016
2015
2014

Novembro, 2017

A missão do Arquivo de Ciência e Tecnologia não se esgota na conservação e depósito de um conjunto significativo de arquivos institucionais e, mais recentemente, arquivos pessoais. O tratamento, as ações de preservação, a descrição arquivística e a disponibilização para consulta, correspondem aos passos dados pelos arquivistas, que permitem levar a informação existente nos documentos a todos os que dela necessitam ou por ela se interessam.

Este mês, em jeito de comemoração dos 50 anos de criação da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), o ACT destaca o tratamento e recente disponibilização no catálogo em linha de algumas séries documentais produzidas nos primeiros anos de atividade da instituição, tais como a Correspondência geral (1988-1997) e a Comunicação com a tutela (1978-1997) produzidas pela Direção da JNICT. Estas séries documentam a comunicação geral da instituição com o exterior assim como com a tutela.

Agora, no catálogo em linha, é possível consultar também a Conta de Gerência desde 1967 até 1974, e os pedidos de apoio, enviados ao Fundo de Apoio à Comunidade Científica (FACC), nas décadas de 70 e 80, à época integrado no Serviço de Programas e Projetos (SPP).

Também da responsabilidade do SPP, desde meados dos anos 80 até meados dos anos 90, os projetos de investigação financiados  pelos primeiros programas de financiamento encontram-se já arquivisticamente descritos e disponíveis no catálogo em linha. Por outro lado, respeitante ao financiamento atribuído à formação de recursos humanos, destacam-se os processos referentes às bolsas de especialização técnica (desde finais de 70 até finais de 80).

O tratamento do arquivo do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC), também com documentação produzida nos anos 70, 80 e 90, continua em curso, podendo já ser consultados centenas de registos relativos a financiamento de centros de investigação.

Consulte o catálogo do ACT e viaje na segunda metade do século passado, com destino ao financiamento e gestão da ciência em Portugal.

 

 

Logo do encontro EDIC

VIII Encontro Ibérico EDICIC 2017
A cada dois anos, em Portugal ou em Espanha, realiza-se o Encontro Ibérico EDICIC que conta, normalmente, com uma organização conjunta de duas universidades de cada um dos países. Em 2017, o tema é «Ciência aberta: o contributo da ciência da informação» e o evento irá realizar-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de 20 a 22 de novembro.

 

ilustração do site/projeto the making of an archive

The Making of an Archive
Um projeto que pretende retratar a história e o quotidiano dos imigrantes de Vancouver, no Canadá, através da recolha e disponibilização de histórias e fotografias. As celebrações, os eventos, os protestos e outros encontros de cariz multicultural são exemplos do que interessa captar e salvaguardar neste projeto de arquivo. The Making of na Archive reproduz digitalmente o documento e o original fica sempre na posse do seu dono.

 

exemplo de fotografia exposta na exposição coletiva do arquivo fotográfico

Exposição Projeto Coletivo
O Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, em parceria com o Instituto Português de Fotografia, recebe a Exposição Projeto Coletivo a partir de 16 de novembro e até ao final do mês. A exposição resulta de um projeto iniciado em 2011, através do qual as escolas vocacionadas para o ensino da fotografia, que partem da premissa Arquivo, são convidadas para desenvolver um projeto anual com os alunos finalistas. A entrada é livre.

 

 

Outubro, 2017

O Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia participou na Noite Europeia dos Investigadores, no dia 29 de setembro, em Lisboa. Para além da divulgação do ACT, do seu acervo e das várias iniciativas em curso, foram recolhidos registos de história oral para o projeto “História e Memória da Ciência, Tecnologia e Inovação em Portugal”, no âmbito das comemorações dos 50 anos da JNICT e dos 20 anos da FCT.

 

Em 1985 foi fundada por José Mendes Mourão, então Presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), a Associação de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (ACTD). Tratava-se de uma Associação sem fins lucrativos que pretendia despertar a opinião pública e o poder político para a importância da integração da ciência na sociedade e na economia.

Passados dois anos, fruto da atividade desta associação de investigadores universitários, foi lançada uma nova publicação, de periodicidade quadrimestral e subsidiada pela JNICT e pela Fundação Calouste Gulbenkian: CTS, Revista de Ciência Tecnologia e Sociedade. O título da revista era caracterizado como sendo uma «expressão envelope […] cujo objeto é a inter-relação entre os sistemas CIÊNCIA E TECNOLOGIA e destes com o resto da SOCIEDADE […]».

A CTS foi dirigida por Alberto Romão Dias, à data Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de Química. Maria Eduarda Gonçalves assumiu o cargo de editora. Também o Conselho Consultivo foi composto por personalidades da Ciência em Portugal: Armando Trigo de Abreu, recentemente falecido, José Mariano Gago, João Caraça, João Cravinho, Fernando Gil, Mário Ruivo, entre outras.

Os números da CTS publicados entre 1987 e 1991 estão disponíveis para consulta no Arquivo de Ciência e Tecnologia, tal como uma parte do arquivo pessoal de José Mendes Mourão, professor, investigador e fundador da ACTD.

 

 

3º Fórum de Gestão de Dados de Investigação
O 3º Fórum de Gestão de Dados de Investigação realiza-se no dia 6 de novembro na Universidade do Minho, em Braga, e junta diversos profissionais e investigadores envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação. As inscrições para participação no evento decorrem ainda até ao final do mês de outubro.

 

Mapa dos Autores Portugueses
Para aplacar curiosos ou fornecer matéria para estudiosos, a Sociedade Portuguesa de Autores vai lançar a iniciativa “Mapas dos Autores Portugueses”. Com a possibilidade de vir a ser um livro, o projeto possibilitará identificar as localidades onde alguns dos escritores, artistas visuais e compositores nasceram e viveram. A SPA irá enviar para os municípios e freguesias uma placa que identifica a terra e os criadores a ela ligados.

 

 

Conferência Internacional de Gestão de informação e Arquivos
Decorre nos próximos dias 3 e 4 de novembro, em Albergaria-a-Velha, a I Conferência Internacional de Gestão da Informação e Arquivos. O evento irá reunir diversos especialistas da área de gestão de informação em torno dos seguintes eixos temáticos: “O papel dos processos de negócio da gestão da informação na proteção de dados”; “O papel dos profissionais de informação na era do big data”; “Ciclo de vida da curadoria digital”.

 

 

Setembro, 2017

cartao de mendes mourão na JNICTJosé Caetano Pinto Mendes Mourão (1943-1985) foi Secretário da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) a partir de 1977, tendo sido nomeado presidente em 1979, cargo que ocuparia até à data do seu falecimento em 1985. Durante um curto período de tempo cessou funções para ocupar o cargo de Secretário de Estado da Ciência, entre agosto de 1979 e janeiro de 1980, durante o V Governo Constitucional liderado pela primeira-ministra Maria de Lourdes Pintasilgo, onde pela primeira vez em Portugal a Ciência alcançou a categoria governativa de Secretaria de Estado. Professor, investigador, ativo interveniente nas questões de política científica e tecnológica nacional, o seu arquivo contém documentação relativa ao período em que exerceu relevantes cargos públicos, num contexto social e político determinante para o país.

O Arquivo de Ciência e Tecnologia recebeu por doação uma parte do arquivo pessoal de José Mendes Mourão, sendo disponibilizado este mês o respetivo catálogo, certos da relevância que este conjunto documental representa para a compreensão das resoluções políticas nos domínios da Ciência, Tecnologia e Inovação no final dos anos 70, início de 80.

Foi também elaborado e agora disponibilizado o Registo de Autoridade Arquivística (RAA), que permite identificar as principais funções e atividades do seu produtor, o contexto em que as desenvolveu e as relações deste arquivo com outros arquivos da mesma natureza.

 

Destaques

logo do encontro curadoria digitalPublicação das Atas do Encontro Curadoria Digital
Está disponível o ebook com as Atas do Encontro Curadoria Digital, evento onde se debateram as questões relacionadas com a curadoria da informação digital, contribuindo para o conhecimento do estado da arte e para a implementação de boas práticas.

 

cartaz do congresso sobre história localI Congresso Internacional de História Local
Nos dias 28 e 29 de setembro, no Centro Cultural de Cascais, realiza-se I Congresso de História Local: conceito, práticas, e desafios na contemporaneidade. Este Congresso vem destacar e valorizar o papel da História Local na historiografia contemporânea e pretende criar um espaço de partilha e reflexão interdisciplinar. A Comissão Organizadora é composta por membros do Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL e da Faculdade de Letras da UL. O programa será disponibilizado brevemente.

 

cartaz do encontro sobre ciência e saúde

Património, Ciência e Saúde
Nos dias 8 e 9 de novembro, o Museu da Farmácia de Lisboa recebe o I Encontro dos Museus e Instituições de Ciência e Ciências da Saúde da área metropolitana de Lisboa. O evento tem como objetivo preservar a memória, contribuir para o conhecimento, promoção e divulgação de arquivos, coleções e espaços que testemunham a história da ciência, tecnologia e inovação em Portugal. 15 de setembro é a data limite para submissão de propostas de comunicação e a 16 de outubro o programa será divulgado.

 

logotipo da noite dos investigadoresNoite Europeia dos Investigadores
A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que pretende aproximar a «Ciência do dia-a-dia» dos cidadãos, desmistificando a imagem do cientista e sensibilizando os cidadãos para a importância da Ciência na vida quotidiana e no desenvolvimento da sociedade. O evento acontece no dia 29 de setembro e o programa – a disponibilizar brevemente – aponta para iniciativas em 3 cidades: Porto, Braga e Lisboa.

 

logo de grupo de trabalho da BAD

Jornada Regulamento Europeu de Dados Pessoais
Com o intuito de destacar a importância da aplicação do Regulamento Europeu de Dados Pessoais nas instituições públicas e privadas e de promover um debate sobre a temática, a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas – BAD realiza uma Jornada no dia 27 de setembro. O Goethe Institut (Instituto Alemão), em Lisboa, dá apoio institucional ao evento e disponibiliza as suas instalações para a sua realização. O programa provisório já está disponível.

 

 

 

Agosto, 2017

Standa do ACT no Ciencia 2017O Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia voltou a estar presente no Encontro Ciência, edição de 2017, que decorreu de 3 a 5 de julho, no Centro de Congressos de Lisboa.

Contando com o número de participantes divulgado pela organização do evento, quatro mil, estima-se que, durante os 3 dias, muitos investigadores e interessados tenham ficado a conhecer o Arquivo de Ciência e Tecnologia. O expositor contou com a presença permanente dos colaboradores do Arquivo, o que proporcionou agradáveis e produtivos diálogos entre arquivistas e a comunidade científica.

A presença do ACT neste evento reveste-se ainda de um maior significado, pois este ano o Encontro assinalou os 20 anos da FCT e os 50 anos da criação da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, a instituição antecessora da FCT.

O ACT apresentou a iniciativa “História e Memória da Ciência, Tecnologia e Inovação em Portugal”, lançando um apelo à comunidade científica de partilha de memórias, ligadas à JNICT ou à FCT, sobre organização e administração de ciência ou construção e implementação de políticas científicas em Portugal.

A história e as histórias das duas instituições estão contadas nos seus arquivos e estes estão disponíveis e acessíveis no Arquivo de Ciência e Tecnologia.

Encontro acesso aberto8ª Conferência Luso Brasileira de Acesso Aberto
8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto irá realizar-se entre os dias 4 e 6 de outubro de 2017, no Rio de Janeiro. Esta Conferência, que tem vindo a realizar-se ora em Portugal ora no Brasil, tem por objetivo reunir as comunidades portuguesa e brasileira que desenvolvem atividades de investigação, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento. A partilha, discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o acesso aberto são pontos fulcrais do evento.

 

Logo do encontro EDICEDICIC 2017
VIII Encontro Ibérico EDICIC 2017 – Ciência Aberta: o contributo da ciência da informação decorrerá em novembro de 2017, entre os dias 20 e 22. A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra acolhe este evento cujas temáticas em discussão são as seguintes: Ciência Aberta; Avaliação da Ciência; Formação em Ciência da Informação e Perspetivas Profissionais; Perspetivas de investigação: tendências atuais e perspetivas futuras; Perspetivas epistemológicas.

 

Logotipo do encontro da IFLA15th Interlending and Document Supply Conference
A IFLA – Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas organiza nos dias 4 a 6 de outubro, em Paris, a 15ª edição da conferência Interlending and Document Supply. Com o tema «No library left behind: cross-border resource sharing», o objetivo da conferência é debater a partilha internacional de recursos.

 

 

Julho, 2017

O mês de julho destaca-se na história das políticas de ciência e tecnologia e do financiamento da investigação em Portugal. Foi o mês da criação da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), no ano de 1967, na dependência direta do Presidente do Conselho, e da criação da sua sucessora, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em 1997, na tutela do Ministro da Ciência e Tecnologia.

Contas feitas, assinalam-se este ano duas datas especiais: os 50 anos da criação da JNICT e os 20 anos da criação da FCT.

As duas instituições são notórias na esfera da ciência em Portugal. Nos últimos 50 anos atribuíram milhares de financiamentos a unidades de investigação, projetos, formação avançada de recursos humanos e equipamento científico. Promoveram a realização de diversas atividades científicas e celebraram acordos de cooperação. Em traços largos, desenharam e executaram as políticas e estratégias científicas nacionais; atribuíram e geriram financiamentos para a investigação, desenvolvimento científico e tecnológico no país.

A partir dos arquivos das duas instituições, o ACT elaborou uma galeria com a imagem gráfica da JNICT e da FCT ao longo dos anos. Fique a conhecer, ou relembre, imagens de outros tempos.

 

cartaz da conferência sobre acesso abertoConferência anual Acesso Aberto / Open Access
Estão abertas as inscrições para participação na conferência anual «Acesso Aberto/ Open Access: Novos conteúdos, novas relações, novos horizontes», que se irá realizar na Fundação Calouste Gulbenkian, a 16 de outubro deste ano. Profissionais de museus, bibliotecas, arquivos e outras instituições irão debater a democratização do acesso ao património e à cultura.

 

imagem do encontro no brasil sobre arquivos cientificos

VIII Encontro de Arquivos Científicos, no Rio de Janeiro
Tratamento de arquivos de ciência e tecnologia: organização e acesso é o tema principal do VIII Encontro de Arquivos Científicos que se realiza entre 12 e 14 de setembro no Rio de Janeiro, no Brasil. O evento é promovido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins e pela Fundação Casa de Rui Barbosa. Consulte o programa resumido aqui.

 

logotipo do instituto camõesArquivo Digital do Camões, I.P.
Foi lançado em linha o Arquivo Digital do Camões, I.P., que é composto pelos seguintes fundos: Arquivo do Instituto Camões, Arquivo da Cooperação Portuguesa, Arquivo dos Espoliados dos Antigos Territórios Ultramarinos, Arquivo Fernando Mouta. “Estruturar e preservar a memória institucional da administração pública” são alguns dos objetivos deste arquivo em linha.
 

Junho, 2017

Imagem do Dia Internacional dos Arquivos 2017

Entre todas as datas comemorativas que se assinalam no calendário ao longo do ano, existe uma reservada para a celebração dos Arquivos; 9 de junho foi a data escolhida para essa comemoração. A data não foi, obviamente, escolhida ao acaso. Há dez anos atrás, no encontro anual do Conselho Internacional de Arquivos (ICA, em inglês), foi determinada esta  data, simbolicamente, por se tratar da data de fundação do ICA, que foi criado sob os auspícios da UNESCO.

O dia pretende consciencializar acerca da importância dos arquivos enquanto herança cultural e fonte de informação, e que essa herança é testemunho do desenvolvimento económico, político e social da humanidade.

Com um tema diferente todos os anos, «Arquivos, Cidadania e Interculturalismo» é o objeto deste ano para a conferência anual e celebração do dia. Recorde aqui a edição digital que resume a atividade do Arquivo de Ciência e Tecnologia e a sua importância para a história da ciência em Portugal.

 

 

capa da publicação comemorativa dos 30 anos das jornadas30 anos após as Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica
No passado dia 11 de maio comemoraram-se os 30 anos das Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica. O ACT associou-se a estas comemorações com a divulgação de uma edição em formato digital, relembrando alguns dos principais momentos das Jornadas.

 

 

Cartaz da conferência sobre emailCiclo de Debates, “O e-mail e a gestão da informação nas organizações”
No dia 23 de junho realiza-se o 8.º evento do Ciclo de Reflexões e Debates, promovido pelo Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD). Para ouvir falar sobre “O e-mail e a gestão da informação nas organizações”, no Auditório do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, deve inscrever-se aqui.

 

Imagem da conferência internacional sobre big dataBig Data on Human and Social Sciences. History, Issues and Challenges
Está aberto até ao dia 31 de julho o período de submissão de candidaturas  para a apresentação de comunicações no congresso internacional Big Data on Human and Social Sciences. History, Issues and Challenges. O evento, aberto a todas as áreas científicas, é organizado pelo Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL e pelo History Lab (Columbia University) e irá realizar-se em Lisboa, nos dias 6 e 7 de novembro de 2017.

 

cartaz do encontro ciencia 2017Encontro Ciência 2017, de 3 a 5 de julho
O Encontro Ciência 2017 realiza-se de 3 a 5 de julho, no Centro de Congressos de Lisboa. O evento é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, contando com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O programa (ainda em construção) do encontro anual da comunidade científica em Portugal incluirá sessões plenárias, sessões paralelas, demonstrações e posters.

 

 

 

Maio, 2017

stand das jornadas 87As Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica, organizadas pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), comemoram este mês 30 anos desde a sua realização, em 1987. Este evento pretendeu ser um momento de reflexão e prospetiva, aberto e participado, sobre a atividade científica e tecnológica nacional.

O ACT conserva os documentos respeitantes à organização das Jornadas, incluindo as comunicações e os textos apresentados bem como uma vastíssima reportagem fotográfica. O Arquivo conserva também a documentação relativa à orientação da política científica nos anos subsequentes às Jornadas, designadamente a execução de programas de financiamento como o Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia.

 

 

capa da publicação comemorativa dos 30 anos das jornadasO ACT comemora os 30 anos das Jornadas 87

O Arquivo de Ciência e Tecnologia associa-se às comemorações dos 30 anos das Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica com a divulgação de um pequena edição em formato digital, relembrando alguns dos principais momentos das Jornadas.

 

 

 

 

Logotipo do evento Jornadas 87Conferência sobre os 30 anos das “Jornadas 87”

No próximo dia 11 de maio, entre as 14 e as 20 horas, realiza-se a conferência “Futuro da Ciência em Portugal, 30 anos após as Jornadas de Maio de 1987”, no mesmo local onde estas tiveram lugar, o Fórum Picoas, em Lisboa. O evento será uma oportunidade para reflectir sobre os principais desafios e oportunidades para o futuro da Ciência em Portugal.

 

 

pilha de documentos

Curso livre de Genealogia no ADP
Ao longo do mês de maio, nos dias 8, 15, 22 e 29, irá decorrer um curso livre de Genealogia no Arquivo Distrital do Porto (ADP). O curso, que terá uma componente prática muito grande, é promovido pela Associação dos Amigos do Arquivo Distrital do Porto em parceria com o próprio ADP e tem por objetivo «ensinar a organizar uma pesquisa genealógica, nomeadamente a pesquisa de fontes, organização de registos, tratamento e recolha da informação».

 

 

logotipo da APBAD e grupo de trabalho

Publicação da BAD sobre vocabulários controlados
O Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) é responsável pela recente publicação «Os vocabulários controlados na organização e gestão do património cultural: orientações práticas». O trabalho é assinado por vários autores e tem como objetivo ser uma ferramenta facilitadora, em língua portuguesa, na utilização de terminologia controlada em instituições de memória.

 


detalhe de livro antigoCiclo de Conferências Manuscritos de Alcobaça
A Direção-Geral do Património Cultural / Mosteiro de Alcobaça, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-FCSH/NOVA), promove um ciclo de conferências que tem como objetivo divulgar as investigações  científicas mais recentes feitas sobre os manuscritos da livraria do Mosteiro de Alcobaça. Com uma periodicidade mensal, o ciclo de conferências teve início em março e decorrerá até julho de 2017. O programa está disponível em linha.

 

Abril, 2017

Acelerador de partículas do tipo Cockroft-Walton no Pavilhão de Física do LFEN em abril de 1961 (fonte: Laboratório de Física e Engenharia Nucleares, JEN, 1961) e atualmente no jardim do Museu de História Natural e da Ciência (fonte: http://www.museus.ulisboa.pt/en).

Acelerador de partículas do tipo Cockroft-Walton no Pavilhão de Física do LFEN em abril de 1961 (fonte: Laboratório de Física e Engenharia Nucleares, JEN, 1961) e atualmente no jardim do Museu de História Natural e da Ciência (fonte: http://www.museus.ulisboa.pt/en).

A 27 de abril de 1961, a Junta de Energia Nuclear inaugura em Sacavém o Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (LFEN). Com a construção deste complexo laboratorial, pretendeu-se criar um centro de desenvolvimento das técnicas mais representativas no domínio da energia nuclear. Deste laboratório fazia parte o Pavilhão de Física, equipado com o acelerador de partículas do tipo Cockroft e Walton de 600.000 volts, utilizado na época para a produção de neutrões.

Os processos relativos à aquisição deste equipamento estão no Arquivo da Junta de Energia Nuclear (código de referência: PT/IST/JEN/DSC/006/0034). O acelerador de partículas encontra-se atualmente exposto no jardim do Museu de História Natural e da Ciência, em Lisboa.

 

V Encontro de Arquivos do Algarve
A Rede de Arquivos do Algarve (RAalg) organiza o V Encontro de Arquivos do Algarve, que irá decorrer nos dias 26 e 27 de maio, em Lagoa (Algarve). Este evento dá continuidade à iniciativa da RAalg, mantendo o objetivo de reunir profissionais que trabalham em áreas relacionadas com a gestão da informação. Os projetos desenvolvidos em prol da salvaguarda, proteção e disseminação dos arquivos históricos serão o mote para este Encontro.

 

arquivoRTPArquivo histórico da RTP on-line
Por ocasião do 60º aniversário da RTP, em março deste ano, a estação pública lançou a RTP Arquivos, uma plataforma que dá acesso gratuito a mais de 6500 registos de som e vídeo do arquivo da RTP, com datas compreendidas entre a década de 1930 e a atualidade, e com uma grande diversidade de conteúdos, nomeadamente, ficção, entretenimento, informação, documentário, desporto. É agora possível, para todos os interessados, pesquisar e aceder a este acervo.



fundaçaoSoares
O arquivo de Mário Soares
A Fundação Mário Soares reúne vários espólios nacionais e internacionais e preserva o legado de quem a idealizou e orientou desde a sua criação em 1991, o doutor Mário Soares, falecido no passado dia 7 de janeiro. O futuro da instituição está a ser pensado e estudado, num momento que se considera ser de mudança. Alfredo Caldeira, Fernando Rosas e Silvestre Lacerda falam sobre o papel da FMS para Portugal e para o mundo, do trabalho feito e do que ainda há para fazer.

 

 

Março, 2017

lombadas dos planos de fomentoNo dia 28 de maio de 1953, num discurso proferido por António de Oliveira Salazar, são apresentados os «Princípios e Pressupostos» dos chamados Planos de Fomento. Em 1948, Portugal tinha assinado o pacto fundador da Organização Europeia de Cooperação Económica (OECE), o que reforçou a necessidade de um planeamento económico, que conduziu à elaboração dos Planos de Fomento. O objetivo fundamental era responder aos problemas de natureza económica e social do país, através da aplicação de normas de disciplina na administração pública e a definição dos setores da economia a serem financiados pelo Estado.

O Arquivo de Ciência e Tecnologia possui uma coleção bibliográfica respeitante aos Planos de Fomento. A Coleção é, na sua grande maioria, constituída por relatórios e estudos relativos ao planeamento, à execução e ao acompanhamento dos Planos de Fomento. A catalogação destes recursos bibliográficos está disponível para consulta na Biblioteca FCT.

logotipo do encontroHistória Biográfica e Intelectual da Ciência, Tecnologia e Inovação
A chamada para submissão de propostas de comunicação a apresentar no congresso internacional “História Biográfica e Intelectual da Ciência, Tecnologia e Inovação: Perspectivas filosóficas e visões de política”, está aberta até 30 de abril. O evento é organizado por investigadores do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e irá decorrer na Universidade de Évora, nos dias 23 e 24 de novembro de 2017.

 

detalhe do logotipo do encontro RCAPP2º Fórum de Gestão de Dados de Investigação
O 2º Fórum de Gestão de Dados de Investigação terá lugar no próximo dia 31 de março, em Lisboa, e é apresentado como uma oportunidade para reunir gestores de repositórios digitais e data centers, técnicos de informação, de bibliotecas, de arquivos e de curadoria de dados, especialistas de informática, investigadores, cientistas de dados e gestores de ciência, ligados a instituições de investigação e a organismos de financiamento de ciência.

 

logotipo do encontro o que é um arquivoCiclo de encontros promove a relação entre arte e arquivos
O ciclo de encontros «O que é um Arquivo?» nasceu do sobressalto que existe, presentemente, em relação ao conceito e práticas de arquivo. Com a realização do «Laboratório 1: Arte/Arquivo», no Museu Calouste Gulbenkian, entre os dias 23 e 25 de março, propõe-se mapear as relações entre o Arquivo e a Arte, com a realização da mesa redonda «Sintomatologia: o Arquivo na sua relação com as Artes». O que é o arquivoo que pode o  arquivo e quando há arquivo, são as perguntas que se pretendem responder.

 

Fevereiro, 2017

iniclogoAssinalam-se este ano os 25 anos do desaparecimento do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC), extinto em agosto de 1992, depois de 16 anos de uma atividade em prol do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país, nomeadamente através do financiamento de dezenas de centros de investigação.

Na sequência desta extinção, a Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica passou a financiar os centros de investigação do INIC, que foram integrados nas respetivas universidades. Dois anos depois, em 1994, dava-se início ao Programa de Financiamento Plurianual, continuado depois pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O Arquivo de Ciência e Tecnologia está a efetuar o tratamento arquivístico do arquivo do INIC, conservado pela JNICT e pela FCT com o mesmo reconhecimento que nos é devido ao próprio INIC. Já se encontra disponível o inventário de um conjunto significativo de documentação que pode ser consultado aqui.

 

Logo do encontro «Arquivos & História»Conferência “Arquivos de instituições estatais”
No âmbito do Ciclo de Seminários «Arquivos & História. Estado(s) da(s) Arte(s)», a decorrer na Torre do Tombo,  no próximo dia 16 de fevereiro, irá realizar-se o Seminário «Arquivos de instituições estatais». Este Ciclo de Seminários é organizado pelo Instituto de Estudos Medievais, Centro de História de Além-Mar, Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL e pela Direcção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

 


Logotipo do Museu Casa da MoedaMuseu Casa da Moeda
O Museu Casa da Moeda tem em curso um projeto de museologia digital, no qual disponibiliza a coleção de moedas e medalhas da instituição, além de contemplar a realização de exposições permanentes e temporárias, estar associado ao serviço educativo, loja e edições próprias. Dedicado à Numismática e à Medalhística, o projeto pretende divulgar e tornar este património acessível a todos os interessados.

 

Título do encontro «Quem não trabuca, não manduca»6º Encontro de Arquivos Empresariais
A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) organiza o 6º Encontro de Arquivos Empresariais. O evento decorrerá no dia 17 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Oeiras, e o tema desta edição é «Arquivos empresariais: quem não trabuca não manduca». A organização é da responsabilidade de grupos de trabalho da BAD, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

 

Janeiro, 2017

fundosdoactNo momento de consultar um arquivo é comum recorrer-se a guias, roteiros, inventários, catálogos, índices e registos. Estes instrumentos de descrição arquivística têm como principais objetivos apresentar os arquivos e facilitar a pesquisa.

Por ocasião do seu 5.º aniversário, celebrado a 16 de dezembro, o Arquivo de Ciência e Tecnologia apresentou o e-book Guia de fundos do Arquivo de Ciência e Tecnologia.

Este guia pretende dar a conhecer os arquivos institucionais e os espólios pessoais que existem no ACT, ou que estão sob a sua gestão arquivística. No total, são 14 arquivos e espólios relacionados com a vida científica portuguesa, sobretudo a partir do último quartel do século XX.

 

WLScienceWorld Library of Science
A World Library of Science disponibiliza e-books e artigos para a educação de ciência, e permite a troca de conhecimento entre os utilizadores através da criação de redes de interesses comuns. Resulta da parceria entre a UNESCO e a Macmillan Science and Education e tem como missão disponibilizar, em linha e de forma gratuita, informação científica de qualidade.

 

 

cienciaabertaCiência Aberta na Web
O Governo e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior definiram como prioridade o compromisso da ciência com os princípios e práticas da Ciência Aberta. Neste contexto, foi criada a página web Ciência Aberta, com o intuito de divulgar informações e iniciativas. A página destina-se a todos os interessados, em particular aos agentes envolvidos no sistema científico nacional.

 

 

frederico lourençoFrederico Lourenço recebe o Prémio Pessoa 2016
Frederico Lourenço é o vencedor da 30.ª edição do Prémio Pessoa. O especialista em Estudos Clássicos, atualmente professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, escritor e tradutor, viu a sua atividade literária reconhecida através da atribuição deste Prémio. A ele se deve a tradução para português da Ilíada e da Odisseia de Homero, obras originalmente escritas em grego. A primeira tradução integral da Bíblia Grega, para português, está em curso e tem a sua assinatura.

 

 

2016

Dezembro, 2016

Detalhe do formulário de candidatura do Programa PRAXIS XXI

Estão tratados e disponíveis para consulta no Arquivo de Ciência e Tecnologia, 6500 processos de atribuição de bolsas de investigação, no âmbito do Programa PRAXIS XXI. Estes processos são decorrentes dos concursos realizados entre 1994 e 1997, geridos pela JNICT e pela FCT.

Em 1994 foi assinado um protocolo de colaboração entre o Gestor do Programa PRAXIS XXI e a JNICT, pelo facto desta ser detentora de experiência na gestão de programas de financiamento.

O Programa PRAXIS XXI destinou-se a reforçar a base do sistema de Ciência e Tecnologia do país, através da atribuição de bolsas de Mestrado (BM), Doutoramento (BD), Pós-Doutoramento (BPD) e para a vinda de cientistas estrangeiros para as instituições de investigação nacionais, com bolsas de Cientistas Convidados (BCC), entre outras.

É ainda possível consultar no Arquivo do Gabinete de Gestão do PRAXIS XXI,  os relatórios de execução financeira, assim como diversos indicadores sobre este universo de bolsas.

 

 

Carimbo biblioteca das cortesExposição “Biblioteca das Cortes – 180 Anos | Memória Evocativa”
Até 31 de dezembro encontra-se patente na Biblioteca da Assembleia da República a exposição “Biblioteca das Cortes – 180 anos | Memória Evocativa”, que pretende assinalar os 180 anos da criação da Biblioteca do Parlamento, decretada por Passos Manuel, em 1836. Comissariada pelo historiador João José Alves Dias, a exposição conta com alguns dos primeiros livros da Biblioteca, bem como objetos e documentos sobre a mesma.

 


Logotipo Ciência Viva ArquivoArquivo Ciência Viva
A Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (ANCCT), no âmbito da comemoração dos 20 anos da sua existência, iniciou em 2015 um projeto que pretende dar a conhecer a história da Ciência Viva, apostando na utilização e progressiva disponibilização do seu acervo documental. O Arquivo, composto por cerca de 7000 processos e milhares de elementos iconográficos, está disponível para consulta através de um catálogo em linha.

 

 

Logotipo GPSGPS – Global Portuguese Scientists
O projeto GPS – Global Portuguese Scientists é uma iniciativa conjunta da Fundação Francisco Manuel dos Santos, da Universidade de Aveiro, da Altice Labs e da Ciência Viva. A plataforma GPS é uma rede aberta, onde todos os cientistas portugueses se podem registar. O objetivo é acompanhar os percursos dos investigadores, estimular a cooperação entre os mesmos, aumentar o seu reconhecimento e a sua participação na sociedade portuguesa.

 

 

Novembro, 2016

 

Separatas empilhadas

Em outubro de 2016, foi dado a conhecer o nome do investigador laureado com o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina, o investigador japonês Yoshinori Ohsumi, em reconhecimento do seu trabalho sobre a «autofagia», processo que desempenha um papel central na renovação das células do corpo humano.

O ACT congratula-se por esta distinção atento ao facto de se tratar de um domínio de investigação sobre o qual o investigador português José Francisco David Ferreira igualmente se debruçou, tendo reunido uma apreciável coleção de separatas – hoje parte integrante do acervo doado pela sua família à FCT, em 2012.

A coleção permite documentar a evolução dos principais conceitos nas ciências biomédicas, da biologia celular e molecular à bioquímica, bem como o desenvolvimento técnico e conceptual da microscopia, dos anos 50 aos anos 90, campos onde se inscreve em pleno o trabalho de Ohsumi.

 

Biblioteca FCTA nossa biblioteca chegou aos 5000 registos
As monografias e periódicos estão divididos pelas coleções Biblioteca da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Coleção Planos de Fomento, Biblioteca David Ferreira: Coleção Augusto Pires Celestino da Costa e Coleção José Francisco David Ferreira.

 

Logo da Semana C&TSemana C&T 2016 – Ciência Viva
A Semana da Ciência e da Tecnologia 2016, que decorre de 21 a 27 de novembro, é assinalada com a realização de diversos eventos em instituições científicas, universidades, escolas e museus. O objetivo comum das iniciativas é  proporcionar ao público a oportunidade de observar a ciência de perto, bem como contactar com cientistas, através da participação gratuita em atividades por todo o país.

 

Imagem do encontro sociedades académicasAcademias e Sociedades Científicas no Mundo Português
Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, a Sociedade de Geografia de Lisboa vai receber o Congresso Internacional Academias e Sociedades Científicas no Mundo Português (1720-1940). O Congresso, que resulta de uma iniciativa conjunta da Secção de História da Sociedade de Geografia de Lisboa e do Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL, pretende constituir um momento de reflexão e de partilha de conhecimentos sobre o vasto mundo português das Academias e Sociedades Científicas entre 1720 e 1940.

 

Cádiz

Ciência e Tecnologia para a Conservação do Património Cultural
De 20 a 23 de maio de 2017 irá realizar-se o 3º Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia para a Conservação do Património Cultural, em Cádiz – Espanha. Neste congresso estarão em discussão temas emergentes no património cultural, como a nanotecnologia, a conservação subaquática e técnicas inovadoras de controlo, as oportunidades do Horizonte 2020, entre outros. O prazo para submissão de propostas termina a 15 de novembro de 2016.

 

Outubro, 2016

Detalhe da capa da revista Pela Grei, n.º 5

O ACT conserva no acervo de Celestino da Costa um texto que este autor publicou em 1918, no nº 5 da revista «Pela Grei – Órgão da Liga de Acção Nacional», quase 100 anos volvidos, portanto. Era então Ministro da Instrução, por uns escassos três meses, o pensador e académico Leonardo Coimbra.

O texto de Celestino da Costa fora apresentado na sequência de uma proposta governamental de «Reforma da Instrução» de acordo com a terminologia da época. Nele se viam reflectidos alguns problemas do ensino português, no seu todo e universitário em particular, o sempiterno problema da articulação entre investigação científica e ensino, do provimento de lugares nas universidades, temas alguns de perturbante atualidade, elegantemente apresentados, com uma direiteza de pensamento simultaneamente realista, crítica e pacifista. Este artigo constitui uma ótima introdução ao pensamento de Celestino da Costa, autor – então com 34 anos -, justamente considerado, a par de António Sérgio e outros desta geração republicana, um dos pioneiros da política científica portuguesa.

 
Detalhe do cartaz do congressoCongresso de História das Ciências da Saúde
A 1.ª edição do Congresso de História das Ciências da Saúde realiza-se nos próximos dias 26 a 28 de outubro no Museu da Farmácia. Conta com a organização do Instituto Prometheus e tem por tema “PHÁRMAKON – Do combate da enfermidade à invenção da imortalidade”, numa proposta de investigação compreendida entre a Pré-História e o fim da Segunda Guerra Mundial.

 

Logotipo do 12º Encontro de Arquivos Municipais12º Encontro Nacional de Arquivos Municipais
Nos próximos dias 14 e 15 de outubro, realiza-se em Castelo Branco o 12º Encontro Nacional de Arquivos Municipais. Esta edição tem por título “Arquivos Municipais: o que há de novo?” e a organização é do Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da BAD em colaboração com o município.

 

Logotipo da NASA

Arquivo de investigação científica da NASA
A NASA disponibilizou, através do portal PubSpace, um arquivo de artigos científicos provenientes das investigações financiadas pela NASA. O acesso aos artigos está disponível para todos os utilizadores e sem qualquer custo. As áreas científicas vão desde as ciências da terra e do espaço à computação e eletrónica, segurança, saúde e muito mais.

 

Logotipo do Encontro de Imagem em Girona

Encontro de imagem e investigação em Girona
Realiza-se nos dias 16 a 18 de novembro, em Girona, o encontro bianual Jornades Imatge i Recerca (Jornades Antoni Varés). Estas jornadas reúnem público e especialistas interessados na discussão, reflexão e ensino dos vários aspectos relacionados com a gestão do património fotográfico e audiovisual.

 

Setembro, 2016

logotipos do Grices e Praxis XXINa Arquivística, como em qualquer outra ciência, usamos jargão que nem sempre é completamente entendido por pessoas que não são da área. Um exemplo dá pelo nome de Registo de Autoridade Arquivística, uma compilação de dados e informações organizadas de acordo com normas internacionais, que servem para descrever entidades que produzem arquivos, ou guardam arquivos,  e para funções desempenhadas por instituições.

ACT tem vindo a elaborar registos de autoridades arquivísticas para as entidades produtoras dos arquivos que tem à sua guarda. Ao ler estes registos fica-se a saber o nome da entidade, quais as datas em que existiu, as suas principais funções e atividades, o seu contexto de existência, as relações com outros arquivos e instituições, entre outras informações relevantes.

Este mês disponibilizamos dois novos registos, do Gabinete de Gestão do PRAXIS XXI e do Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior, que ajudam a conhecer e a entender os arquivos destas entidades.

 

Comunicações do Encontro Curadoria Digital                                       Logo do Encontro curadoria digital
As gravações áudio das comunicações apresentadas no Encontro Curadoria Digital, realizado no passado mês de junho, já se encontram disponíveis. Oiça e partilhe as intervenções e debates do evento.

                                    

lombadas de pastas antigasXIX Convocatoria de Ayudas al Desarrollo de Proyectos Archivísticos
No dia 30 de setembro realiza-se, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, a Conferência do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus da BAD. Um dos propósitos do evento é facultar informação, formação, materiais de trabalho e bibliografia aos profissionais dos museus.

 

logotipo das jornadas europeiasJornadas Europeias do Património 2016
Subordinado ao tema Comunidades e Culturas, as Jornadas deste ano pretendem envolver diferentes tipos de comunidades, sejam elas locais, escolares, de bairro, associações, de carácter cultural, religioso, científico ou outro. O envolvimento das comunidades com o património será feito através da realização de ações como espetáculos ou recriações históricas, workshops, visitas guiadas ou exposições, por todo o país, nos dias 23, 24 e 25 de setembro.

 

Agosto, 2016

ilustração com a palavra confidencialA 14 de agosto de 1963, Francisco de Paula Leite Pinto enviou um relatório confidencial para António Magalhães Ramalho, diretor do Instituto Nacional de Investigação Industrial, no âmbito das reuniões do Conselho Consultivo da Junta de Energia Nuclear.

O relatório incidia sobre a política nuclear no contexto internacional, e frisava as lacunas estratégicas nacionais na área, no que respeitava à extração de urânio, nomeadamente a necessidade de produzir concentrados de óxido de urânio de elevada qualidade, e também na necessidade de investir na qualificação de profissionais a nível científico e técnico.

Enquadra-se no espírito de desenvolvimento da energia nuclear para fins pacíficos, em voga na época. Ao longo dos anos 60 e 70, foram vários os programas nucleares iniciados em países ocidentais, promovidos pelo interesse gerado na produção de electricidade a partir de fontes alternativas de energia.

 

Logo do Encontro curadoria digitalEncontro Curadoria Digital
Já se encontram disponíveis as apresentações do “Encontro Curadoria Digital: estratégias e experiências”, que teve lugar no passado mês de junho. Este encontro contribuiu para o conhecimento do estado da arte e para a implementação de boas práticas.

 

Logotipo do grupo de trabalho da BADGrupo de trabalho de Sistemas de Informação em Museus
No dia 30 de setembro realiza-se, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, a Conferência do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus da BAD. Um dos propósitos do evento é facultar informação, formação, materiais de trabalho e bibliografia aos profissionais dos museus.

 

Detalhe de pastas do arquivo da KGBArquivos da KGB, na Ucrânia, disponíveis para consulta
O ACT destaca a entrevista, publicada no site de informação Meduza, à historiadora Nikita Petrokv. Especialista em repressão durante a era soviética, Petrokv fala sobre a recente lei ucraniana que permitiu o acesso aos arquivos dos órgãos de repressão do antigo regime soviético, entre 1917 e 1991. A Ucrânia dá, assim, um grande passo no acesso à informação dos arquivos.

 

Fotografia de HerrediaFundación Documentación Entrevista a Antonia Heredia Herrera
A arquivista e historiadora Antonia Heredia Herrera foi recentemente entrevistada pela Fundación Ciencias de la  Documentación. Entre outros assuntos, Herrera reflete sobre as competências dos profissionais da informação, as necessidades mais urgentes dos arquivos nos dias de hoje e o futuro da profissão.

 

 

Julho, 2016

FCT ESONo dia 10 de julho de 1990 Portugal tornava-se membro-observador do Observatório Europeu do Sul, mais conhecido pelo acrónimo ESO. Ao subscrever o Acordo de Cooperação, o país iniciava a preparação para a adesão plena ao ESO, num período de 10 anos a partir desta data.

Uma das responsabilidades de Portugal passou a ser o reforço do potencial científico e tecnológico na área da Astronomia. Assim, a Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica foi “designada para desenvolver e implementar um programa operacional através de acções de ID destinado a criar as condições que permitiam os objetivos propostos”.

No Arquivo de Ciência e Tecnologia pode ser estudada a documentação sobre a cooperação com o ESO, nomeadamente a relação entre a JNICT e esta organização científica internacional, assim como a documentação relativa aos projetos financiados pelo programa ESO.

 

 

Encontro Curadoria Digital
Casa cheia para dois dias de trabalho na FCSH durante a realização do Encontro Curadoria Digital, a 29-30 junho. Contando com a participação de especialistas na área da gestão da informação, fica o compromisso por parte da Comissão organizadora de preparação de um documento de recomendações e também a publicação de uma edição digital com as atas do encontro. Disponibilizaremos em breve as apresentações e o respetivo registo áudio. 

 

História das Ciências da Tecnologia e da Saúde
O 5º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia e o 2º Congresso Internacional de História Interdisciplinar da Saúde realizam-se, em simultâneo, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra nos dias 13 a 15 de julho. O tema deste ano é “História, ciências e saúde: entre a ciência, a tecnologia e a sociedade”.

 

Escola de verão para arquivistas
Com o tema “Transparência e gestão da informação em instituições financeiras”, esta escola de verão pretende dar formação sobre a questão da transparência financeira e da forma como os arquivistas podem servir as necessidades de prova, informação e memória institucional. Decorre em Madrid de 14 a 16 de setembro e o programa do evento já está disponível.

 

arquivo sonoro digitalArquivo sonoro digital de Fado
Foi recentemente lançado o Arquivo Sonoro Digital, que se apresenta como a “ primeira colecção de fonogramas disponível on-line, a partir de um dos maiores acervos de fonogramas existente no país.” Este arquivo digital do Museu do Fado disponibiliza registos sonoros gravados desde o início do Século XX.

 

Junho, 2016

Arquivo do INII no Arquivo de Ciência e Tecnologia

No presente mês comemora-se a criação do Instituto Nacional de Investigação Industrial (Lei 2.089, de 08 de junho de 1957), cujo fundo foi recentemente integrado no ACT.

Tal como era referido no diploma criador, o Instituto Nacional de Investigação Industrial tinha “por objecto promover, auxiliar e coordenar a investigação e assistência” que interessassem “ao aperfeiçoamento e desenvolvimento industriais do País”. Promoveu o intercâmbio de conhecimento científico entre instituições estrangeiras e nacionais, concedeu benefícios fiscais para as empresas que investiam em tecnologia de ponta, tendo da mesma forma incentivado a construção e apetrechamento de laboratórios.

Em 1967 introduziram-se ajustamentos na sua orgânica, sendo as suas atividades estendidas às províncias ultramarinas. O Instituto foi extinto após a Revolução de 25 de Abril (Decreto-lei nº 361/79, de 1 de setembro de 1979), sendo sucedido pelo Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial.

 

Encontro_Curadoria_Digital

Encontro Curadoria Digital
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT e o Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL organizam um Encontro subordinado ao tema “Curadoria Digital: estratégias e experiências”. O evento realiza-se nos dias 29 e 30 de junho e as inscrições para assistir continuam abertas. 

 

Encontro Ciência 2016
O “Ciência 2016 –  Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal” realiza-se de 4 a 6 de julho, no Centro de Congressos em Lisboa, retomando a iniciativa de um encontro dedicado aos principais temas em debate na atividade científica e tecnológica em Portugal. Ao longo de três dias debatem-se os principais desafios que se colocam à atividade científica portuguesa.

 

Workshop on Scientific Archives
Realiza-se nos dias 1 e 2 de novembro, na cidade alemã de Heidelberg, um workshop que pretende reunir arquivistas de instituições de ciência ou que trabalhem com coleções científicas, assim como académicos que usem estas colecções, para discutir as suas oportunidades e desafios. As propostas para comunicações devem ser enviadas até ao dia 24 de junho e o programa final estará disponível a 29 de julho.

Jornadas Archivando 2016
Os utilizadores, os desafios e as oportunidades são o tema principal das Jornadas Archivando 2016. A edição deste ano pretende dar resposta às seguintes questões: Que tipos de utilizadores existem agora nos arquivos? Como se deve comunicar com eles? De que ferramentas dispomos? Estamos preparados para atender novos tipos de utilizadores, com novos propósitos? O prazo de apresentação de propostas de comunicação termina a 19 de julho.

 

Maio, 2016

Mariano Gago, foto do Arquivo de Ciência e Tecnologia

A 9 de maio de 1986 Mariano Gago tomou posse como presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, ingressando na carreira de gestor público da ciência em Portugal e caminhando para a criação do Ministério da Ciência e da Tecnologia, em 1995. Passado um ano sobre o seu falecimento, evocamos o legado do homem de acção inspirado que deixou a sua marca nos últimos 30 anos da ciência feita em Portugal.
Se fosse vivo, Mariano Gago celebraria no dia 16 de maio 68 anos de idade.

Para além do Arquivo da JNICT, o Arquivo de Ciência e Tecnologia conserva  o espólio de Mariano Gago, enquanto presidente desta instituição, entre 1986 e 1989. Este espólio foi doado pelo próprio em dezembro de 2011.

Leia o artigo que o ACT preparou “Mariano Gago, um fazedor de pontes”. 

 

Encontro_Curadoria_DigitalEncontro Curadoria Digital
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT e o Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL organizam um Encontro subordinado ao tema “Curadoria Digital: estratégias e experiências”. O evento realiza-se nos dias 29 e 30 de junho, em Lisboa, e a data limite para submissão de propostas de comunicação é 31 de maio.

 

Imagem das jornadas ibero americanas de arquivos municipaisJornadas Ibero-Americanas de Arquivos Municipais
O Arquivo Municipal de Lisboa promove nos dias 1, 2 e 3 de junho, as Jornadas Ibero-Americanas de Arquivos Municipais 2016, subordinadas ao tema “Reinventando os Arquivos no Século XXI”. O evento é destinado a profissionais das ciências da informação, programadores culturais e demais interessados. As inscrições decorrem até ao próximo dia 22 de maio e a entrada é livre.

 

Imagem do encontro Archyvos fora da caixaI Jornadas “Archyvos fora da caixa”
Realiza-se a 30 de maio, em Coimbra, as I Jornadas “Archyvos fora da caixa”. As jornadas estão divididas em três painéis que pretendem refletir sobre a gestão da informação e os arquivos pretéritos. A organização é da responsabilidade do Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo da BAD e da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Coimbra, local onde decorre o evento.

 

Logotipo do IPBPM

Conferência “BPM Lisbon 2016”
A BPM LISBON 2016, conferência anual do IPBPM – Instituto Português de Business Process Management, realiza-se nos dias 16 e 17 de junho, no LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, em Lisboa. A edição deste ano tem como tema a “Inovação organizacional para a transformação digital” e conta com a participação de vários especialistas. A participação está sujeita a inscrição e pagamento.

 

fulbrightComissão Fulbright apresentou o seu arquivo histórico
A Comissão Fulbright organizou a Conferência “Arquivo Histórico da Comissão Fullbright”, no passado dia 12 de abril, assinalando o 56º aniversário da administração do Programa Fulbright em Portugal.
Consulte o inventário do arquivo aqui.

 

 

Abril, 2016

Destaque de O século sobre a exposição átomos em ação

Destaque da notícia sobre a inauguração da exposição no jornal O Século de 22 de abril de 1965.

A exposição “Átomos em Acção”, organizada pela Comissão de Energia Atómica dos Estados Unidos em colaboração com a Junta de Energia Nuclear, foi inaugurada a 21 de abril de 1965 e decorreu até 18 de maio do mesmo ano. Depois de percorrer várias capitais europeias viria a instalar-se  num Pavilhão construído para o efeito na Praça de Espanha, em Lisboa.
A exposição procurou dar a conhecer ao público as aplicações pacíficas da energia atómica, tendo sido promovidas conferências e seminários sobre ciências e tecnologias nucleares, aulas sobre ciência nuclear elementar, assim como visitas guiadas a exposições práticas e projeção de filmes técnicos. Segundo dados publicados na época, visitaram a exposição em Lisboa cerca de 34.000 pessoas.

No Arquivo da Junta de Energia Nuclear pode ser consultado o processo que documenta esta iniciativa, incluindo o discurso de inauguração da exposição proferido por Francisco de Paula Leite Pinto, à época presidente da JEN.

 

dia mundial do livro

ACT celebra Dia mundial do livro e do direito de autor

O Arquivo de Ciência e Tecnologia associa-se, uma vez mais, ao dia instituído pela UNESCO em 1995. Celebrado a 23 de abril, pretende promover a leitura, as obras literárias, o conhecimento e os autores que contribuem para a evolução social e cultural da humanidade. Para assinalar a data, o ACT está a partilhar uma publicação que faz parte do património bibliográfico da FCT, “Papel das vitaminas na primeira viagem de Vasco da Gama”.

 


Celesitno da CostaDisponibilização do arquivo pessoal de Celestino da Costa

Encontra-se disponível o Espólio Celestino da Costa no catálogo em linha do ACT. O espólio é constituído por 102 registos de descrição aos quais estão associadas 168 imagens digitais. Nele ilustram-se diversos aspetos da história da ciência e da cultura portuguesas, das redes e das práticas científicas nacionais e internacionais, com particular incidência na primeira metade do século XX, oferecendo a investigadores e demais interessados um panorama detalhado e expressivo da atividade científica e política de Celestino da Costa.

 

Logo Ipres 2015 em GénebraConferência internacional sobre preservação digital
A 13ª edição do evento iPRES (International Conference on Digital Preservation) realiza-se este ano na Europa, na cidade de Berna, entre 3 e 6 de outubro. A Comissão Organizadora da Conferência Internacional sobre Preservação Digital convida à participação de instituições e pessoas de todo o mundo para apresentação de projetos e iniciativas sobre questões de preservação digital.

 

Encontro da BAD sobre arquivistas e investigadores

Jornada Arquivistas e Investigadores: o diálogo necessário
A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD) promove a Jornada “Arquivistas e Investigadores: o diálogo necessário”, no dia 9 de maio, na Universidade Portucalense. A iniciativa pretende debater as questões: Estarão os arquivos a responder às necessidades de informação dos seus utilizadores/investigadores? O que esperam os investigadores dos arquivos? O que falta para criar sinergias entre investigadores e arquivistas para ultrapassar os desafios e eventuais divergências?

 

Encontro sobre arquivos pessoais e cultura no brasil

Arquivos pessoais e cultura: O direito à memória e à intimidade
Realiza-se na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) no Rio de Janeiro, nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2016, o evento cujos temas em debate são: “O direito à memória e à intimidade: visibilidade e internet”; “O impacto da tecnologia na construção, preservação e no acesso à memória”; “O direito à intimidade: acesso, limites e parâmetros. A submissão de trabalhos decorre até 2 de maio.

 

 

Março, 2016

 

Logotipo da FEPASC

Logotipo da FEPASC

No dia 20 de março celebram-se os 25 anos da criação da Federação Portuguesa das Associações e Sociedades Científicas (FEPASC), organismo agremiador das sociedades e associações científicas portuguesas. A FEPASC teve um importante papel na dinamização de encontros de ciência, ética e política científica, na abertura de um espaço de debate público em torno da atividade de investigação em Portugal. O Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT conserva vários documentos fundamentais para a compreensão da atividade desta Federação, da sua génese e do tempo forte da sua existência – entre 1989 e 1998 – particularmente através do Espólio José Francisco David Ferreira e de alguns processos do Fundo de Apoio à Comunidade Científica, programa de financiamento da JNICT e da FCT.

Leia aqui o artigo completo sobre a FEPASC.

EAAP Capa EbookPublicação das Atas em eBook
As Atas do Encontro Arquivos da Administração Pública, realizado em 2 e 3 de julho de 2015, estão disponíveis em formato eBook. A Comissão Organizadora deseja-lhe boas leituras.

 

Jornadas_FCCN_2016Jornadas FCCN
As Jornadas FCCN decorrem de 6 a 8 de abril, na Universidade do Algarve. A iniciativa, organizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia | Fundação para a Computação Científica Nacional, promove um ponto de encontro entre arquivistas, bibliotecários, responsáveis por serviços técnicos de informática, e outros ligados à comunidade nacional do ensino superior e da investigação.


Cronologia“Cronologias do Portugal Contemporâneo, 1960-2015″
A Fundação Francisco Manuel dos Santos disponibiliza um sítio web dedicado a factos e histórias “do Portugal Contemporâneo”.O projeto é da autoria de Paulo Silveira e Sousa, António J. Ramalho e Octávio Gameiro e contou com a RTP como entidade parceira, que disponibilizou o seu arquivo áudio e vídeo, associando-o aos conteúdos destas cronologias.


Cursos do Muhnac Cursos do Museu Nacional de História Natural e da Ciência
O MUHNAC está a promover cursos sobre temáticas relacionadas com as coleções científicas e o património científico, que se destinam a profissionais de museus, estudantes de diversas áreas e demais interessados. Para março estão agendados dois cursos: “Museus e Coleções Científicas” (5 de março) e “Património da Ciência” (19 de março). As inscrições estão abertas.

 

 

 

Fevereiro, 2016

 

Delegação no Norte JNICT logo

“A necessidade da JNICT ter uma antena no Norte é antiga.”

Com estas palavras começava o discurso do presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica,Mário Barbosa, na sessão de inauguração da Delegação no Norte, na cidade do Porto. Criada pelo Despacho 5/SECT/93, de 24 de fevereiro, a sua inauguração viria a ter lugar no dia 26 de março. O responsável pela Delegação no Norte, o Professor Paulo Castro, afirmou então que “a JNICT pretende ficar mais perto das equipas de investigação situadas a norte de Coimbra”, ideia que era reforçada numa entrevista para o Boletim Informativo da FEUP: a delegação “facilita a interacção entre a comunidade técnico-científica da região e a JNICT no que se refere à obtenção de informações e (…) ao acompanhamento da execução dos projetos”.

No Arquivo de Ciência e Tecnologia pode encontrar-se documentação relativa a esta delegação que funcionou até meados da primeira década do Século XXI.

 

 David Ferreira num labortatórioInventário do Espólio José Francisco David Ferreira
O Espólio José Francisco David Ferreira encontra-se já disponível para consulta, no inventário em linha do ACT. O espólio dá-nos um panorama detalhado da sua atividade científica e académica, tendo como pano de fundo duas instituições principais: a Faculdade de Medicina da UL e o Instituto Gulbenkian de Ciência. A documentação vai desde o início dos anos 50 até 2012, ano do seu falecimento. Graças à colaboração de José Pedro Lindmark Ferreira, filho de David Ferreira, foi possível associar 1182 documentos digitais consultáveis remotamente.

 

Detalhe da capa de um Caderno BADCadernos BAD convida à apresentação de textos para publicação
Decorre até ao dia 5 de março o período de submissão de propostas para publicação de artigos na 1ª edição de 2016 dos Cadernos BAD – Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação, a ser editada até ao fim de junho. A revista tem por objetivo estimular o debate de temáticas críticas no exercício da profissão e divide-se em três secções: “Artigos”, “Ensaios, estudos e projetos” e “Leituras”.

 


Logotipo da Fundação Calouste Gulbenkian
Recuperação, tratamento e organização de acervos documentais
A Fundação Calouste Gulbenkian tem aberto, até dia 18 de fevereiro, o concurso anual de financiamento de projetos de recuperação, tratamento e organização de acervos documentais com relevante interesse histórico, cultural e científico. Este concurso destina-se a pessoas colectivas, instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos.

 

 

Janeiro, 2016

 

detalhe de um ofício do CERN para a JNICT

Em 2016 celebram-se 30 anos sobre a entrada em vigor do protocolo de adesão ao CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire). Assinado a 26 de abril de 1985 por Jaime Gama, à data o ministro português dos Negócios Estrangeiros, o protocolo entrou em vigor a 1 de janeiro de 1986 e marcou a história da ciência em Portugal. De acordo com as palavras de Mariano Gago à Gazeta de Física, o país abria, enfim, caminho à “organização moderna da ciência” e tornava-se, pela primeira vez, membro de um laboratório científico internacional.

No Arquivo de Ciência e Tecnologia, pode ser consultada documentação sobre a ligação de Portugal ao CERN e sobre a gestão e financiamento de projetos, decorrentes desta adesão, que ajudam a compreender a história do desenvolvimento científico em Portugal.

 

Encontros do ACT
O Ciclo “Atores da Política Científica” decorreu no passado mês de dezembro e a gravação áudio encontra-se disponível aqui.

 

Tirée par… a Rainha D. Amélia e a Fotografia 
A exposição “Tirée par…”, patente no Palácio da Ajuda até 20 de janeiro, apresenta um conjunto de 130 fotografias dos álbuns de fotografia coligidos pela Rainha Dona Amélia e pelo Rei D. Carlos, pertencentes às colecções do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança e do Palácio Nacional da Ajuda. A singularidade da exposição, comissariada por Luís Pavão, é trataram-se, em parte, de fotografias tiradas pela família real.

 

Da Gazeta de Lisboa ao Diário da República Eletrónico
Foi lançado um dossier digital no sítio web Hemeroteca Digital para assinalar os 300 anos da imprensa oficial em Portugal. O dossier digital apresenta uma cronologia que se inicia em 1715, com a publicação “Notícias do estado do Mundo”, e que vai até ao ano de 2007. Ao segundo número, e já com o título “Gazeta de Lisboa”, seguiram-se tantos outros desta publicação que esteve na génese daquilo que hoje conhecemos como Diário da República.


Archives and Records Association, UK and Ireland: conferência anual
Decorre até 29 de janeiro a submissão de propostas para a conferência anual da Archives and Records Association – UK and Ireland. Este ano o tema é “Global futures” e o encontro, que tem lugar em Londres de 31 de agosto a 2 de setembro, reunirá académicos e profissionais da área, para debater questões sobre o futuro do setor.

 

2015
Dezembro, 2015

Carta de orlando ribeiro a david ferreira«Se soubesse que a ciência (…) falava, teria dado um jeito para ouvi-la…»,

Foi desta forma que Orlando Ribeiro respondeu ao convite de José David Ferreira, diretor do Laboratório de Biologia Celular, para assistir à cerimónia de inauguração do Centro de Biologia do Instituto Gulbenkian de Ciência, em julho de 1967.

Na impossibilidade de presença no evento, o autor de «Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico…», despacha a bem-humorada carta de agradecimento que aqui disponibilizamos com data de 24 de julho de 1967.

Esta carta integra o espólio de José Francisco David Ferreira cujo tratamento pelo ACT se encontra já em curso.

 

 
FulcomInventário do Arquivo da Comissão Fulbright
Encontra-se disponível a partir de hoje o inventário do Arquivo da Comissão Fulbright, que testemunha o percurso da investigação científica e do intercâmbio académico entre Portugal e os E.U.A., entre 1959 e 2014. Contém os processos de bolseiros do Programa Fulbright, atas do Conselho diretivo, planos e relatórios de atividades e também fotografias, entre outras séries documentais.

 

Somos BibliotecasCampanha Somos Bibliotecas. Públicas. Municipais. De Todos
A campanha “Somos Bibliotecas”, apresentada no 12º Congresso Nacional BAD, pretende divulgar as bibliotecas públicas municipais através da promoção dos seus serviços e vantagens da sua utilização. O sítio web da campanha reúne todos os materiais criados ou recolhidos para a promoção e discussão do papel destas bibliotecas junto da população em geral.


Arquivos Historicos Privados
Sítio web da Associação portuguesa dos arquivos históricos privados
A APAHP disponibilizou recentemente o seu sítio em linha. Esta associação, fundada em 2010, pretende ser a representante institucional dos privados portugueses, apoiando os detentores de arquivos históricos privados na conservação, preservação e divulgação dos seus Fundos e Coleções.

 

Novembro, 2015

Detalhe do Protocolo de intenções para a instalação do Parque C&T da região de Lisboa

A 12 de novembro de 1990 foi assinado o Protocolo de Intenções para instalação do Parque de C&T da Região de Lisboa.

Este protocolo, de que a Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica foi uma das signatárias, teve por objetivo “fixar as directrizes para a realização de um estudo de viabilidade que defina as condições para o rápido lançamento de um Parque de C&T na Região de Lisboa” (Cláusula 1ª). A JNICT foi a entidade incumbida de proceder ao lançamento do concurso para a realização deste estudo de viabilidade, que viria a ser feito pela Segal Quince Wicksteed, Lda.

Consulte esta e outra documentação relativa ao Parque de C&T de Lisboa (hoje Taguspark) no Arquivo de Ciência e Tecnologia.

Detalhe do cartaz do Encontro a Ciência em 3 Actos“A Ciência em 3 actos: Sociedade, Prosperidade e Política”
A Fundação Francisco Manuel dos Santos organiza o seu quinto encontro, com o título “A Ciência em 3 actos: Sociedade, Prosperidade e Política”. O evento tem lugar no dia 19 de novembro, no Theatro Circo em Braga, e incide sobre a sociedade do conhecimento, em concreto do conhecimento científico. Dividido em três painéis, pretende analisar a relação entre a investigação científica e as políticas públicas.

 

Detalhe do cartaz das sétimas Jornadas Archiveros Sin Fronteras VII Jornadas Archiveros Sin Fronteras
Tem lugar em Barcelona, nos dias 20 e 21 de novembro, as VII Jornadas dos Archiveros sin Fronteras, com o título Archivos, derechos humanos e democracya. As Jornadas têm por objetivo refletir sobre a importância do acesso à documentação por parte dos cidadãos, de maneira a garantir a defesa dos direitos humanos, da memória histórica e a transparência. A participação é gratuita.

 

Detalhe do cartaz da exposição sobre Design no MUDEExposição no MUDE, Ensaio para um arquivo: o tempo e a palavra. Design em Portugal entre 1960 e 1964
A exposição Ensaio para um Arquivo está patente no MUDE, em Lisboa, até fevereiro. A exposição nasce de um projeto financiado pela FCT que junta, num trabalho em rede, o museu, as universidades, entidades públicas e privadas. O objetivo é a constituição de uma exposição-arquivo ou centro de documentação do design português, apresentando fontes e recursos para a investigação do design.

 

Logo do 12º Congresso Nacional BADParticipação do ACT no 12º Congresso Nacional BAD
Consulte na página “Encontros” a apresentação “Ciência em rede: os arquivos como ponto de partida”, poster elaborado pelo Arquivo de Ciência e Tecnologia para o 12º Congresso Nacional BAD.

Outubro, 2015

 
logotipo do 12º congresso BAD12º Congresso Nacional BAD
Continuam abertas as inscrições para assistir ao 12º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, subordinado ao tema “Ligar. Transformar. Criar Valor”. O evento decorre este mês em Évora, entre os dias 21 e 23, e será precedido, no dia 20, por um conjunto de seminários e visitas de estudo a Arquivos e Bibliotecas de Évora.

 


logotipo do encontro edicic 2015VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015
Tem lugar em Madrid, nos dias 16 e 17 de novembro, o VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015. O encontro, organizado pela Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidad Complutense de Madrid e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, tem por objetivo  refletir sobre os desafios e as oportunidades das Ciências da Informação e da Documentação perante as constantes mudanças que advêm de uma sociedade cada vez mais digital.

 

cartaz do ciclo de encontros josé mariano gagoCiclo de encontros em homenagem a José Mariano Gago
O Centro Nacional de Cultura (CNC) está a promover uma homenagem a José Mariano Gago com a organização de um ciclo de encontros que pretende estimular o debate sobre “Ciência, Política e Cultura Científica”. Esta iniciativa, que inclui vários encontros a decorrer até novembro, culminará com uma conferência internacional no Pavilhão do Conhecimento, no dia 20 de novembro.

 

Setembro, 2015

Detalhe do cartaz de promoção à exposição CIENCIA

Inaugurada a 17 de setembro de 1991, e patente até ao dia 3 de outubro, no Ministério do Planeamento e da Administração do Território, a exposição sobre o Programa CIENCIA teve por objetivo divulgar o programa com o mesmo nome.
O Programa CIENCIA – Criação de Infraestruturas Nacionais de Ciência, Investigação e Desenvolvimento, foi um programa operacional que vigorou durante quatro anos (1989-1993). O CIENCIA teve como fim reforçar o potencial científico e tecnológico do país, traduzindo-se essencialmente no financiamento de infraestruturas e bolsas de investigação. A JNICT foi a entidade responsável pela sua execução.

No Arquivo de Ciência e Tecnologia e na Biblioteca da FCT, conservam-se numerosos documentos bem como uma extensa coleção de literatura cinzenta sobre o programa.

 

Detalhe da capa do livro Dar nome aos documentosLançamento do livro “Dar nome aos documentos: da teoria à prática”
Na sequência do seminário com o mesmo nome, organizado pela Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso, é lançado o e-book que reúne as apresentações em torno da discussão sobre tipologias documentais, nomeadamente na era digital. Uma ferramenta útil para a problemática dos conceitos e terminologia na arquivística.

 

Imagem de promoção à terceira conferencia anual do ICA

Terceira conferência anual do ICA
A terceira conferência anual do International Council of Archives decorre nos próximos dias 28 e 29 de setembro, em Reiquiavique, na Islândia. As inscrições decorrem até à data do evento, que este ano tem por título “Archives: evidence, security and civil rights – ensuring trustworthy information”.

 


Detalhe da capa do livro Espaços e atores da ciencia em portugalEdição do livro “Espaços e actores da ciência em Portugal (XVIII-XX)”
O livro “Espaços e actores da ciência em Portugal (XVIII-XX)”, recentemente publicado, reúne as comunicações do encontro promovido pelo HetSci|Grupo de Estudos em História e Ciência, que teve por objetivo refletir sobre a dinâmica dos protagonista da Ciência em diversas esferas de atividade.
Entre as comunicações, inclui-se um artigo sobre “Os acervos do Arquivo de Ciência e Tecnologia”.

 

Agosto, 2015

Detalhe da capa da primeira edição do Boletim Investigação e Desenvolvimento, de agosto de 1972«O boletim de informação da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica pretende constituir um elemento de ligação entre aqueles que, no nosso País, trabalham nos domínios da Ciência e Tecnologia». Assim se apresentava o Boletim de I&D na sua primeira edição, em agosto de 1972. Neste número dava-se conta, entre outros, do Inventário do Potencial Científico e Técnico do país que se encontrava em curso, da reunião do Conselho Geral da JNICT para apreciar a colaboração na elaboração do relatório geral preparatório do IV Plano de Fomento, assim como da Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente, que teve lugar em Estocolmo em junho do mesmo ano.
A coleção completa do Boletim de I&D, assim como documentação referente às notícias em destaque, encontra-se disponível para consulta no Arquivo de Ciência e Tecnologia.
 
Detalhe do logotipo da plataforma PAPIRPlataforma de Arquivos Pessoais e de Instituições Religiosas
O PAPIR, projeto do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa, foi recentemente apresentado ao público e colocado em linha. Este projeto permite o acesso a cerca de 2000 registos de descrição arquivística de arquivos de pessoas e de instituições religiosas, à guarda do CEHR e de entidades que colaboram com o centro.

 

humanidades digitais

Congresso de Humanidades digitais em Portugal
Já foi divulgado o programa do Congresso que se realiza nos próximos dias 8 e 9 de outubro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este encontro pretende abordar e discutir os resultados de investigação no campo das digital humanities e o seu impacto na investigação em Humanidades, sobretudo em temáticas ligadas a Portugal.

 

ArchUKIRfitlineConferência anual da Archives and records Association UK & Ireland
Tem lugar em Dublin, nos próximos dias 26 a 28 de Agosto, a conferência anual da Archives and Records Association (UK and Ireland) com o tema “Challenges, Obligations, or Imperatives? The moral and legal role of the Record Keeper today”. O papel do record keeper será abordado nas seguintes valências: arquivos e documentos, conservação e preservação digital.

 

Julho, 2015

Foi há 39 anos, a 9 de julho de 1976, que foi publicada em Diário da República a criação do Instituto Nacional de Investigação Científica (Decreto n.º 538/76, de 9 de julho), no seguimento de uma reestruturação do Instituto de Alta Cultura (IAC).

O INIC era então um serviço central do Ministério da Educação e Investigação Científica, competindo-lhe contribuir para a formulação, coordenação e realização da política científica nacional, nomeadamente através da coordenação da investigação científica universitária.

 

 
CSICRevista española de Documentación Científica, Vol 38, No 2 (2015) 
O Consejo Superior de Investigaciones Científicas lançou o último número da Revista española de Documentación Científica. A edição reúne um conjunto de artigos de vários autores, referentes a «Estudios», «Notas y Experiencias» e «Crítica de Libros». Encontra-se disponível na web.

 

base de dados invent.arqBase de dados INVENT.ARQ
A partir do dia 2 de julho encontra-se disponível ao público o site e a base de dados INVENT.ARQ: «Inventários de arquivos de família, sécs. XV-XIX: de gestão e prova a memórias perdidas». O projeto, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Medievais da FSCH-UNL, foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (EXPL/EPH-HIS/0178/2013).

 

arquivo-dos-diarios-logo-preto«Arquivo dos Diários» aberto ao público
O Arquivo dos Diários, embora exista há cerca de 2 anos, foi recentemente mostrado ao público no espaço que o acolhe: a Biblioteca de São Lázaro, em Lisboa. A associação sem fins lucrativos dedica-se à preservação de memórias autobiográficas fixadas em diários, cartas, ou outros suportes, com o objetivo de promover um conhecimentos mais democrático e fiel da História.

 

Junho, 2015

Recorte de imprensa sobre o salão fotográfico do Auto Clube Médico PortuguêsEntre 20 e 30 de maio de 1956, realizou-se em Lisboa o «Primeiro Salão Fotográfico» do Auto-Club Médico Português.

Destinado a promover a fotografia bem como a revelar talentos entre os seus associados, o Salão teve três secções distintas: «Artística», «Documental» e «Científica». Na secção de fotografia «Científica», foram distribuídas cinco Menções Honrosas, uma das quais distinguiu «Ergastoplasma», microfotografia da autoria de José Francisco David Ferreira.

O inventário do espólio David Ferreira estará disponível, em breve, no Arquivo de Ciência e Tecnologia.

 

Detalhe da capa da publicação Tecnologias de apoio para pessoas com deficiênciaFCT edita livro sobre tecnologias de apoio
O livro “Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência” incide na questão das políticas que promovem os benefícios da Sociedade de Informação (SI) para pessoas com necessidades especiais. A publicação surge no âmbito das competências da FCT de coordenação de políticas públicas da SI.

 

Alfredo KeilArquivo de Alfredo Keil disponível ao público
Foi inaugurada no passado dia 26 de maio e estará patente até ao próximo dia 1 de agosto, a exposição “Memórias Felizes” (“Souvenirs heureux”) – nome de uma composição de Alfredo Keil. A exposição pretende dar a conhecer uma breve amostra das tipologias de documentos que integram o arquivo Keil, que se encontra inventariado e disponível, e reflete a sua ação enquanto compositor e colecionador de instrumentos musicais. A entrada é livre.

 

Biblioteca DigitileAzulejaria e cerâmica em linha
Foi recentemente criada a Biblioteca DigiTile, dedicada à disponibilização de fontes documentais e estudos sobre Azulejaria e Cerâmica. A apresentação pública aconteceu no passado dia 27 de maio. A Biblioteca surge no âmbito do projeto “Azulejaria e Cerâmica on line”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/EAT-EAT/117315/2010).

 

Maio, 2015

Stand da JNICT nas Jornadas 87

Foi há 28 anos, entre 11 e 15 de maio de 1987, que se realizaram as Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica, organizadas pela JNICT, no Fórum Picoas, em Lisboa. Pretenderam constituir um momento de reflexão sobre a atividade científica e tecnológica nacional, assumindo um papel importante na dinamização, organização e planeamento do setor.

O ACT disponibiliza uma parte da reportagem fotográfica produzida no âmbito destas Jornadas.

 

Cartaz da exposição Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIXExposição de fotografia no MNAC
A exposição patente no Museu Nacional de Arte Contemporânea mostra uma coleção de autores e fotografias do século XIX, período no qual a fotografia se encontrava numa encruzilhada entre indústria, ciência, arte e comércio. 60 anos de fotografia em Portugal (1840-1900), provenientes dos mais importantes acervos públicos e privados da história da fotografia portuguesa, para descobrir no Chiado.

 

José Mariano GagoWebsite de homenagem a José Mariano Gago
Foi lançada uma página web como espaço de homenagem ao Professor José Mariano Gago, recentemente falecido. Esta página surge de um movimento espontâneo da comunidade científica, e pretende ser um espaço de testemunhos sobre o Professor José Mariano Gago e o seu legado para o desenvolvimento do conhecimento, da ciência e tecnologia e da cultura científica na nossa sociedade.

 

Detalhe do cartaz das XIII Jornadas de Ciências da InformaçãoXIII Jornadas de Ciência da Informação
As XIII Jornadas de Ciência da Informação, que decorrerão no próximo dia 19 de maio na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, são subordinadas ao tema “Dados Abertos: Desafios para a Gestão de Informação“.
O programa conta com a presença de especialistas da área e já se encontra disponível.

 

Abril, 2015

A Junta de Energia Nuclear (JEN) desenvolveu atividades de estudo e pesquisa de aplicação da energia nuclear, tendo sido criada a 29 de março de 1954, pelo Decreto-Lei nº 39 580.
No dia 5 de abril do mesmo ano tomou posse o primeiro presidente, José Frederico Ulrich, numa cerimónia realizada no Palácio da Assembleia Nacional presidida por António de Oliveira Salazar. A JEN exerceu atividade durante 25 anos, tendo sido extinta em 1979.

O trabalho de tratamento do arquivo da JEN foi feito pelo ACT, encontrando-se já disponível on-line o inventário.

 

Dias da Memórias da Revolução no Quartel do Carmo
Inserido no projecto Memórias da Revolução, promovido pelo Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL, os Dias da Memória decorrem no Quartel do Carmo de 24 a 26 de abril, e visam a recolha, identificação e divulgação de objetos, fotografias ou testemunhos que ajudem a conhecer a história da revolução portuguesa. “Faça História partilhando a sua”.

 

DF completeWebsite sobre José Francisco David Ferreira
Foi lançada a página web dedicada à vida e obra do cientista e professor universitário José Francisco David-Ferreira (1929-2012), cujo espólio foi doado ao ACT. O website resulta de um trabalho de mestrado do seu filho, José Pedro David Ferreira, e é dedicado exclusivamente a conteúdos científicos e históricos. Espaço a explorar por investigadores e público em geral com interesse pela história dos protagonistas da Ciência em Portugal no século XX.

 

bissaya barretoI Colóquio Universo de Bissaya Barreto em Coimbra
O I Colóquio Universo de Bissaya Barreto, promovido pelo Centro de Documentação e Casa Museu Bissaya Barreto, decorre no próximo mês de maio, de 25 a 27, e pretende desenvolver o debate em torno da figura e obra social do médico cirurgião, filantropo e referência da medicina social. A data limite para apresentação de propostas de comunicação é 24 de abril, e as inscrições podem ser feitas até dia 30.

 

 

Março, 2015

No dia 12 de março de 1970 era publicada no Diário dImagem pormenor documento da Comissão Permanente INVOTANo Governo a criação da Comissão Permanente INVOTAN na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica. A sua criação surgia da necessidade de coordenar a investigação científica realizada no âmbito da NATO e, conforme consta na Portaria n.º 141/70, a participação nos projetos científicos e tecnológicos da aliança militar eram considerados da «maior utilidade para a Aliança e para a Humanidade».

O arquivo da Comissão encontra-se no Arquivo de Ciência e Tecnologia.

 

Imagem cartaz Colóquio Um Acervo para a História II 2015Colóquio Um acervo para a História II
A segunda edição do colóquio «Um acervo para a História» decorre de 18 a 20 de março, no Arquivo Municipal de Lisboa. Este encontro pretende promover a divulgação da documentação do Arquivo Municipal e estabelecer a ponte entre a instituição e os investigadores.

O colóquio inclui uma visita às instalações do arquivo.

 

Imagem cartaz Encontro edicic 2015

VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015
Está a decorrer até ao dia 12 de março a receção de resumos das propostas de comunicação para o encontro EDICIC 2015.
Subordinado ao tema «Desafios e oportunidades das Ciências da Informação e da Documentação na era digital», o encontro ibérico bianual decorre em Madrid a 16 e 17 de novembro.

 

Fotografia Exposição Uma biblioteca humanista

Exposição “Uma biblioteca humanista”
Patente na Fundação Calouste Gulbenkian até 26 de maio, a exposição de livros da biblioteca do investigador José Pina Martins (1920-2010), ou da «Biblioteca de Estudos Humanísticos» como habitualmente lhe chamava, é constituída por um acervo que contribuiu para o desenvolvimento da ciência, da cultura e do pensamento.

 

Imagem cartaz IV Encontro de Arquivos do Algarve

IV Encontro de Arquivos do Algarve
A submissão de propostas de comunicação para o IV Encontro de Arquivos do Algarve decorrerá até 31 de março. Este Encontro assume-se com um espaço de debate e partilha em torno da temática da Acessibilidade e Confidencialidade da Informação e decorrerá nos dias 29 e 30 de maio, na Campus de Gambelas da Universidade de Algarve.

 

Fotografia de divulgação do livro From dust to digital

Edição do livro From dust to digital
Por ocasião do décimo aniversário do Programa de Arquivos em Perigo, da British Library, foi lançado o livro From dust to digital, editado por Maja Kominko. A publicação dá relevo às colecções documentais identificadas, catalogadas e digitalizadas através deste programa. O escopo de materiais documentados vai desde inscrições em rochas a arquivos sonoros.  

 

 

Fevereiro, 2015


Imagem cartaz do 1º Simpósio Celestino da CostaA 13 de fevereiro de 1998 acontecia o 1º Simpósio Celestino da Costa, subordinado ao tema Biologia e Desenvolvimento. O evento, que decorreu na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, foi organizado pelo antigo Instituto de Histologia e Embriologia (IHE) da então Faculdade de Medicina de Lisboa e pelo Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biologia e Medicina. O cartaz e o programa deste encontro, bem como de outros organizados pelo IHE, foram guardados pelo médico e cientista José Francisco David Ferreira, cujo espólio se encontra em tratamento no Arquivo de Ciência e Tecnologia.


 

Imagem cartaz do Seminário Atom: work in progress

Seminário AtoM: work in progress
O seminário Atom: work in progress, promovido pelo Grupo de Trabalho AtoM da Rede de Arquivos do Algarve, realiza-se no dia 14 de março na Biblioteca Municipal Lídia Jorge (Albufeira), e pretende impulsionar a troca de experiências entre utilizadores desta ferramenta open source desenvolvida pelo Conselho Internacional de Arquivos.

 

Fotografia pormenor de uma notícIa "Bolsas JNICT"

Bolsas financiadas de 1978 a 1996 disponíveis no inventário
Encontra-se já disponível a descrição de cerca de 2500 processos de bolsas financiadas por programas geridos pelo Serviço de Programas e Projectos, da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT). Os processos descritos correspondem a bolsas atribuídas a partir do ano de 1978 até 1996.

 

Imagem cartaz Jornadas FCCN 2015

Jornadas FCCN de 10 a 12 de fevereiro
As Jornadas FCCN promovem um encontro anual da comunidade nacional de ensino superior e de investigação, nomeadamente responsáveis por serviços de informática, arquivistas e bibliotecários. O evento incluirá sessões plenárias, workshops, reuniões de trabalho e sessões exploratórias e as inscrições estão a decorrer até ao dia 6.

 

Imagem cartaz VII Encontro de Arquivos Científicos

Call for papers para o VII Encontro de Arquivos Científicos
Encontra-se aberto o período de submissão de propostas para o VII Encontro de Arquivos Científicos. Este encontro é organizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), decorrerá de 24 a 26 de junho de 2015, no Rio de Janeiro.

 

 

Janeiro, 2015


Imagem fragramentos de minerais do arquivo da JEN

Durante o tratamento do Arquivo da Junta de Energia Nuclear encontrámos pequenas pedras de cor verde, guardadas juntamente com umas cartas provenientes de Pinhal do Norte, concelho de Carrazeda de Ansiães, datadas de agosto de 1957 e setembro de 1958.
Um técnico do Laboratório de Proteção e Segurança Radiológica do Campus Tecnológico e Nuclear do IST confirmou a existência de radioatividade nos fragmentos e identificou os minerais como sendo torbernite e autunite.

 


Fotografia pormenor da biblioteca da FCT

Biblioteca da FCT

A partir deste mês o ACT disponibiliza o acesso ao acervo da biblioteca da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, constituída por periódicos e monografias especializados em gestão e políticas de ciência e tecnologia, história institucional e também nas mais diversas áreas científicas.
O catálogo está em atualização permanente.

 

Imagem recorte de jornal sobre a CPEEE e a CPO - JNICT

Espaço Exterior e Oceanologia

O ACT concluiu o inventário de uma coleção documental que permite acompanhar as atividades de duas importantes Comissões Permanentes criadas na JNICT, na década de 70: de Estudos do Espaço Exterior, em 1970, de Oceanologia, em 1979. Convidamo-lo a reler o texto publicado no nº 7 da Newsletter FCT (out. 2013) que destacou a incorporação desta documentação no ACT.

 

Fotografia de divulgação do encontro Arquivos e Património da Sociedade Civil

Encontro sobre Arquivos

O programa do encontro Arquivos e Património da Sociedade Civil, apoiado pela FCT e promovido pelo IHC-FCSH, já se encontra disponível. O evento pretende contribuir para a identificação, preservação e disponibilização dos acervos das associações voluntárias, movimentos e redes sociais, cuja intervenção na esfera pública marcou a emergência da contemporaneidade.

2014
Dezembro, 2014


Imagem pormenor de publicações INIC e JNICTA FCT lançou uma campanha de doação de livros pertencentes ao catálogo dos extintos INIC (Instituto Nacional de Investigação Científica) e JNICT (Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica). Esta campanha foi endereçada a bibliotecas de instituições de investigação e ensino superior, bem como à rede de bibliotecas e arquivos municipais portugueses.

Graças ao interesse que a iniciativa colheu, foi possível oferecer um total de 5253 títulos distribuídos por cerca de 50 instituições.

 


 

Fotografia pormenor da sala de leitura do ACT

3º aniversário do ACT

Para assinalar o seu 3º aniversário, o Arquivo de Ciência e Tecnologia convidou alguns utilizadores a expressarem a sua opinião sobre a importância que atribuem ao Arquivo (leia na página Depoimentos). Compilou, igualmente, um conjunto de fotografias que faz uma retrospetiva do trabalho desenvolvido (veja a Galeria).

 

 

Fotografia de divulgação do encontro Arquivos e Património da Sociedade Civil

Encontro sobre arquivos

A FCT apoia a realização do encontro Arquivos e Património da Sociedade Civil, promovido pelo IHC-FCSH. O evento pretende contribuir para a identificação, preservação e disponibilização dos acervos das associações voluntárias, movimentos e redes sociais, cuja intervenção na esfera pública marcou a emergência da contemporaneidade.

 

 

 

Imagem de divulgação do 12º Congresso Nacional BAD

12º Congresso Nacional BAD

Está a decorrer o período de submissão de propostas para participação no 12º Congresso Nacional BAD. O encontro que decorrerá em Évora, em outubro de 2015, está subordinado aos temas: serviços e criação de valor; ecossistemas de informação e plataformas de colaboração; gestão e transformação de saberes e práticas; promoção, integração e cidadania.

 

 

 

Novembro, 2014


Imagem recorte de jornal sobre o programa PRAXIS XXI

A 11 e 12 de maio de 1994 realizavam-se em Tróia as Jornadas PRAXIS XXI, que reuniram uma parte da comunidade científica nacional, e que foram organizadas pela Secretaria de Estado da Ciência e da Tecnologia.

O objetivo do encontro foi a promoção do debate sobre o programa plurianual de investigação para 1994-1999, a maior fonte de financiamento do sistema nacional de ciência e tecnologia para esse período, com cerca de 105 milhões de contos (525 milhões de ecus).

Saiba mais sobre este evento no Arquivo de Ciência e Tecnologia.

 


Imagem logotipo do programa PRAXIS XXI

O arquivo do PRAXIS XXI

Encontra-se já disponível o inventário do arquivo do Gabinete de Gestão do PRAXIS XXI, programa que funcionou entre 1994 e 1999. Esta documentação reflete a atividade do Gabinete com especial enfoque no caráter interdisciplinar, pluriinstitucional e nas orientações prioritárias das áreas de C&T do programa.

 

 

Imagem pormenor da home page do inventário ACT

Archeevo no ACT

O ACT disponibiliza agora o seu inventário através do software Archeevo. Para além da pesquisa simples ou avançada, pode ainda ter acesso direto aos registos dos fundos descritos bem como à sua estrutura hierárquica e multinível.

 

 

 

Imagem pormenor capa da publicação Cadernos BAD

Cadernos BAD – Call for papers

Está a decorrer um período de submissão de propostas para publicação de artigos na 1ª edição de 2015 dos cadernos BAD – Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação. Esta revista tem por objetivo estimular o debate de temáticas críticas no exercício da profissão. A submissão de trabalhos termina no dia 31 de dezembro.

 

 

Outubro, 2014


Imagem ficheiro de arquivo ACT

Todos os processos de iniciativas científicas apoiadas pelo Fundo de Apoio à Comunidade Científica, a partir de 1980, estão reunidos e disponíveis para consulta no Arquivo de Ciência e Tecnologia.

Para além do pedido de financiamento, encontrará nestes processos os programas, as brochuras, os posters e a bibliografia referentes aos apoios concedidos.


 

Arquivos Contemporâneos

Adiado para data a definir

A 3ª edição do EAC propõe refletir sobre a si­tuação em que se posicionam os Arquivos, as Bibliotecas e os Museus nos nossos dias, designadamente enquanto repositórios de conhecimento e de cultura, considerando a sua progressiva utilização de meios informáticos e, sobretudo, o recurso à disponibilização dos seus fundos e coleções através da internet.

 

Destaque-EIA-ÉVORA-3e4

Universidade de Évora

3 e 4 de outubro 2014

O ACT participou na 2ª edição do EIA, em Évora, com uma apresentação dedicada aos sistemas de informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que constitui um contributo para uma perspectiva integrada da gestão da informação, no contexto da gestão da informação no século XXI. A apresentação pode ser consultada na página Encontros.

 

Imagem capa da revista Revista Electrónica de Fuentes y Archivos, número 4 (2013)

REFA

Edición Digital Nº 4 (2013)

Artigo “Arquivos de Ciência: memória e história da organização da Ciência em Portugal”, publicado na Revista Electrónica de Fuentes y Archivos (REFA), publicação virtual do Centro de Estudo del Centro de Estudios Históricos Prof. Carlos S.A. Segreti, Unidad Asociada al CONICET, Argentina.