Setembro, 2018

Arquivo do Guardian News and Media Archive
Conheça a entrevista feita às duas arquivistas responsáveis pela documentação que constitui o Guardian News and Media Archive, do qual fazem parte 5093 caixas e 1,85 terabytes de informação, que são os registos que testemunham a história do passado do jornal. Aberto a estudantes e investigadores, grande parte do seu serviço é prestado à própria casa, surpreendendo os utilizadores por não terem cópias das edições antigas, mas sim o conjunto de documentação que serviu de suporte à criação de peças noticiosas ou de grandes reportagens, material esse que nunca viu a luz do dia. Estas e outras estórias podem ser consultadas aqui.

 

«Moranças – Habitats tradicionais da Guiné-Bissau»
Está patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência a exposição de longa duração que reúne as fotografias captadas por uma missão de estudos do habitat nativo da Guiné, promovida pela Junta de Investigação do Ultramar entre 1959 e a 1960. O impacto que esta missão teve nos investigadores que a levaram a efeito e o poder que emana das imagens captadas, num sentido de valorização tecnológica e cultural, justifica que voltemos a olhar para elas. São apresentadas em articulação com objetos etnográficos das coleções do Instituto de Investigação Científica Tropical e do Museu Nacional de Etnologia.

Conferência Archiving 2019 realiza-se em Lisboa
Depois de vários estados norte-americanos e de outros tantos países europeus, é a vez de Lisboa acolher no próximo ano ‒ 17 a 19 de maio ‒ a conferência Archiving organizada pela Imaging Science and Technology. O objetivo é a discussão sobre a preservação, representação e acesso à informação através de materiais audiovisuais, 2D e 3D, reunindo-se, para tal, gestores, académicos e profissionais de empresas, universidades e instituições ligadas ao património cultural. A submissão de propostas decorre até ao próximo mês de outubro.

 

Agosto, 2018

Resultados dos prémios Arquivo.pt

Destacados nesta página no mês de abril, os prémios Arquivo.pt foram entregues no decorrer do Ciência’18. Em primeiro lugar ficou o projeto Conta-me Histórias, serviço em linha que permite ao utilizador uma narrativa temporal a partir de notícias sobre qualquer assunto. O segundo prémio foi para o trabalho «Enquadramento do conceito de “homossexualidade” em 20 anos de publicação do Jornal Expresso» e o terceiro lugar para o projeto Arquivo de Opinião.

“Na ponta dos dedos” no Padrão dos Descobrimentos

Estão a ser promovidas visitas guiadas para o público escolar, público em geral e para famílias (estas últimas com marcação prévia) à exposição de fotografias de Luís Pavão que regista os trabalhos de limpeza e de restauro do Padrão dos Descobrimentos. Nela podem descobrir-se, à distância de um braço e da perspectiva de um andaime, a textura da pedra, pormenores da estátuas que até agora não tínhamos reparado e o trabalho do cinzel do escultor!

6.º Congresso SciComPT | 2018

Este ano o congresso SciComPT|2018 realiza-se em Figueira de Castelo Rodrigo, nos dias 10 a 12 de outubro. Sob o mote «Ciência: Aberta à Sociedade. Participação e Inclusão em Comunicação de Ciência» pretende discutir – em torno de comunicações, posters e dinamização de atividades de comunicação de ciência – o papel da educação e comunicação de ciência na sociedade, a participação e a inclusão para a construção de justiça social, entre outros.

Julho, 2018

 

Mostra do ACT na Secretaria-Geral da Educação e Ciência

A partir do dia 2 e durante todo o mês de julho, o Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia dá a conhecer algumas das suas linhas de intervenção, numa pequena mostra temporária. A Secretaria-Geral da Educação e Ciência é a coordenadora destas exposições temporárias, da responsabilidade de outras instituições, e estão patentes nas montras do edifício na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa.

O trabalho dá que pensar

De 14 a 16 de setembro, no Jardim Botânico Tropical em Belém, vai decorrer o Encontro da Fundação Francisco Manuel dos Santos. O tema desta edição é o Trabalho e para celebrar vai haver música, teatro, documentários, debates e workshops. Juntam-se ao Encontro “O trabalho dá que pensar” vários dos maiores especialistas nacionais e internacionais em diversas áreas.

A Revolução Russa e a Cultura Científica em Portugal no século XX

A exposição Revolução Russa e a Cultura Científica em Portugal no século XX pretende apresentar ao grande público alguns aspetos do impacto direto ou indireto que a revolução russa e a ciência soviética tiveram sobre o pensamento, a prática e a cultura científicas em Portugal no século XX. A visitar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, até ao dia 31 de julho.

 

Junho, 2018

Geometria Sónica

O ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas (Ribeira Grande, Açores) e a RTP promovem uma parceria, artística e cultural, no âmbito da criação de intervenções/objetos artísticos para a divulgação da Arte Contemporânea Portuguesa. Geometria Sónica arranca com a “Exposição – Índice” e vai ter três ciclos expositivos resultantes das Residências Artísticas. A iniciativa já está a decorrer e vai manter-se até março de 2019.

Workshop RESAW

No dia 13 de setembro, no Porto, vai decorrer um workshop sobre: Investigação utilizando Arquivos da Web. O evento, que se configura enquanto introdução aos arquivos da web para investigação em Humanidades e Ciências Sociais, é organizado por Jane Winters (Professora de Humanidades Digitais na Universidade de Londres) e Daniel Gomes (Arquivo.pt). A submissão de propostas de comunicação decorre até 15 de junho.

Archives in the Age of Digital Humanities

O Colégio do Espírito Santo, em Évora, vai receber a Conferência Internacional «Archives in the Age of Digital Humanities» nos dias 24 e 25 de outubro de 2018. O evento é organizado pelo Instituto de História Contemporânea (IHC-NOVA FCSH) e pelo CIDEHUS da Universidade de Évora. O período para submissão de propostas de comunicação está aberto até 30 de junho.

 

Maio, 2018

 

Arquivo da European Science Foundation
O arquivo da European Science Foundation está agora disponível para consulta, contribuindo assim para a preservação da história da cooperação científica na Europa. Entre os documentos tratados e catalogados, com datas compreendidas entre 1974, data de criação da fundação, e 2005, encontram-se papers sobre a gestão da fundação, documentos científicos produzidos por comissões e grupos de trabalho, fotografias, ficheiros de áudio e vídeo.

 

3º Encontro BAD ao Sul
Para discutir questões relacionadas com as mudanças no processo de comunicação organizacional com os públicos das bibliotecas, dos arquivos e dos museus, a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas promove o 3º Encontro BAD ao Sul subordinado ao tema «Comunicação e acesso à informação: desafios». O encontro acontece no dia 29 de maio, em Ferreira do Alentejo.

 

 

Quartel do Carmo comemora 107 anos
No Ano Europeu do Património Cultural, o Quartel do Carmo, no Largo do Carmo em Lisboa, comemora o seu 107º aniversário e assinala a data com a abertura gratuita ao público, de 23 abril a 31 de maio, entre as 10h e as 17h. Aos sábados será ainda possível assistir a concertos do Quarteto de Cordas da Banda de Música da Guarda Nacional Republicana e às quartas-feiras irá realizar-se a tradicional cerimónia do Render da Guarda.

 

 

Podcasts com arquivistas
No sítio web spreaker.com foram disponibilizados podcasts com arquivistas, sendo o primeiro episódio uma conversa entre o casal Karen Trivette e Geof Huth. Ouvem-se diálogos entre arquivistas e discutem-se questões sobre o trabalho, as preocupações e ações diárias por forma a garantir a preservação da história. Entre 10 de fevereiro e 21 de abril foram já disponibilizados 9 episódios.

 

 

Abril, 2018

Visita dos alunos do curso de mestrado de Comunicação de Ciência, 9 de abril de 2018
O Arquivo de Ciência e Tecnologia recebeu a visita da turma de mestrado em Comunicação da Ciência, da FCSH-UNL, curso coordenado pelos Professores António Granado e Ana Sanchez. Saiba mais em Iniciativas.

 

 

XII Encontro CTDI
O XII Encontro CTDI subordinado ao tema «Big data: as novas fontes de informação e conhecimento» acontece a 20 de abril, no ISCAP, Porto. O evento pretende ser um espaço de reflexão e discussão e, simultaneamente, um fórum de partilha e debate no âmbito da Ciência da Informação. Este ano está centrado nas questões do crescimento da informação: volume, velocidade, variedade e complexidade; e na crescente importância da informação.

 

 

Prémios Arquivo.pt
Até ao próximo dia 4 de maio decorre o período para apresentação de candidaturas aos Prémios Arquivo.pt, que tem por objetivo galardoar trabalhos que utilizem a informação preservada pelo Arquivo.pt. Os prémios pretendem reconhecer os 3 trabalhos mais inovadores que utilizem os serviços de pesquisa e acesso disponibilizados pelo Arquivo.pt. O concurso atribui prémios monetários e está aberto a todos os interessados, individualmente ou em grupo.

 

Ciclo “O que é o arquivo? Cinema/Arquivo”A Cinemateca associa-se à segunda edição do ciclo de encontros «O que é o Arquivo?», uma iniciativa do Arquivo Municipal de Lisboa, que acontece anualmente. O programa do Ciclo decorre entre 18 e 20 de abril e, entre outros filmes, destaca-se a obra Sans soleil de Chris Marker (na imagem); no dia 19 será lançado o livro resultante da primeira edição do ciclo de encontros «O que é o Arquivo?». «As relações que se estabelecem entre as imagens em movimento e os modos do seu arquivamento serão discutidas ao longo de três dias».