Julho, 2018

 

Mostra do ACT na Secretaria-Geral da Educação e Ciência

A partir do dia 2 e durante todo o mês de julho, o Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia dá a conhecer algumas das suas linhas de intervenção, numa pequena mostra temporária. A Secretaria-Geral da Educação e Ciência é a coordenadora destas exposições temporárias, da responsabilidade de outras instituições, e estão patentes nas montras do edifício na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa.

O trabalho dá que pensar

De 14 a 16 de setembro, no Jardim Botânico Tropical em Belém, vai decorrer o Encontro da Fundação Francisco Manuel dos Santos. O tema desta edição é o Trabalho e para celebrar vai haver música, teatro, documentários, debates e workshops. Juntam-se ao Encontro “O trabalho dá que pensar” vários dos maiores especialistas nacionais e internacionais em diversas áreas.

A Revolução Russa e a Cultura Científica em Portugal no século XX

A exposição Revolução Russa e a Cultura Científica em Portugal no século XX pretende apresentar ao grande público alguns aspetos do impacto direto ou indireto que a revolução russa e a ciência soviética tiveram sobre o pensamento, a prática e a cultura científicas em Portugal no século XX. A visitar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, até ao dia 31 de julho.

 

Junho, 2018

Geometria Sónica

O ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas (Ribeira Grande, Açores) e a RTP promovem uma parceria, artística e cultural, no âmbito da criação de intervenções/objetos artísticos para a divulgação da Arte Contemporânea Portuguesa. Geometria Sónica arranca com a “Exposição – Índice” e vai ter três ciclos expositivos resultantes das Residências Artísticas. A iniciativa já está a decorrer e vai manter-se até março de 2019.

Workshop RESAW

No dia 13 de setembro, no Porto, vai decorrer um workshop sobre: Investigação utilizando Arquivos da Web. O evento, que se configura enquanto introdução aos arquivos da web para investigação em Humanidades e Ciências Sociais, é organizado por Jane Winters (Professora de Humanidades Digitais na Universidade de Londres) e Daniel Gomes (Arquivo.pt). A submissão de propostas de comunicação decorre até 15 de junho.

Archives in the Age of Digital Humanities

O Colégio do Espírito Santo, em Évora, vai receber a Conferência Internacional «Archives in the Age of Digital Humanities» nos dias 24 e 25 de outubro de 2018. O evento é organizado pelo Instituto de História Contemporânea (IHC-NOVA FCSH) e pelo CIDEHUS da Universidade de Évora. O período para submissão de propostas de comunicação está aberto até 30 de junho.

 

Maio, 2018

 

Arquivo da European Science Foundation
O arquivo da European Science Foundation está agora disponível para consulta, contribuindo assim para a preservação da história da cooperação científica na Europa. Entre os documentos tratados e catalogados, com datas compreendidas entre 1974, data de criação da fundação, e 2005, encontram-se papers sobre a gestão da fundação, documentos científicos produzidos por comissões e grupos de trabalho, fotografias, ficheiros de áudio e vídeo.

 

3º Encontro BAD ao Sul
Para discutir questões relacionadas com as mudanças no processo de comunicação organizacional com os públicos das bibliotecas, dos arquivos e dos museus, a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas promove o 3º Encontro BAD ao Sul subordinado ao tema «Comunicação e acesso à informação: desafios». O encontro acontece no dia 29 de maio, em Ferreira do Alentejo.

 

 

Quartel do Carmo comemora 107 anos
No Ano Europeu do Património Cultural, o Quartel do Carmo, no Largo do Carmo em Lisboa, comemora o seu 107º aniversário e assinala a data com a abertura gratuita ao público, de 23 abril a 31 de maio, entre as 10h e as 17h. Aos sábados será ainda possível assistir a concertos do Quarteto de Cordas da Banda de Música da Guarda Nacional Republicana e às quartas-feiras irá realizar-se a tradicional cerimónia do Render da Guarda.

 

 

Podcasts com arquivistas
No sítio web spreaker.com foram disponibilizados podcasts com arquivistas, sendo o primeiro episódio uma conversa entre o casal Karen Trivette e Geof Huth. Ouvem-se diálogos entre arquivistas e discutem-se questões sobre o trabalho, as preocupações e ações diárias por forma a garantir a preservação da história. Entre 10 de fevereiro e 21 de abril foram já disponibilizados 9 episódios.

 

 

Abril, 2018

Visita dos alunos do curso de mestrado de Comunicação de Ciência, 9 de abril de 2018
O Arquivo de Ciência e Tecnologia recebeu a visita da turma de mestrado em Comunicação da Ciência, da FCSH-UNL, curso coordenado pelos Professores António Granado e Ana Sanchez. Saiba mais em Iniciativas.

 

 

XII Encontro CTDI
O XII Encontro CTDI subordinado ao tema «Big data: as novas fontes de informação e conhecimento» acontece a 20 de abril, no ISCAP, Porto. O evento pretende ser um espaço de reflexão e discussão e, simultaneamente, um fórum de partilha e debate no âmbito da Ciência da Informação. Este ano está centrado nas questões do crescimento da informação: volume, velocidade, variedade e complexidade; e na crescente importância da informação.

 

 

Prémios Arquivo.pt
Até ao próximo dia 4 de maio decorre o período para apresentação de candidaturas aos Prémios Arquivo.pt, que tem por objetivo galardoar trabalhos que utilizem a informação preservada pelo Arquivo.pt. Os prémios pretendem reconhecer os 3 trabalhos mais inovadores que utilizem os serviços de pesquisa e acesso disponibilizados pelo Arquivo.pt. O concurso atribui prémios monetários e está aberto a todos os interessados, individualmente ou em grupo.

 

Ciclo “O que é o arquivo? Cinema/Arquivo”A Cinemateca associa-se à segunda edição do ciclo de encontros «O que é o Arquivo?», uma iniciativa do Arquivo Municipal de Lisboa, que acontece anualmente. O programa do Ciclo decorre entre 18 e 20 de abril e, entre outros filmes, destaca-se a obra Sans soleil de Chris Marker (na imagem); no dia 19 será lançado o livro resultante da primeira edição do ciclo de encontros «O que é o Arquivo?». «As relações que se estabelecem entre as imagens em movimento e os modos do seu arquivamento serão discutidas ao longo de três dias».