João Salgueiro

 

Fotografia João SalgueiroPresidente da JNICT entre 1972 e 1974.


 

João Maurício Fernandes Salgueiro (São Paio de Merelim, Braga, 1934) licenciou-se em economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, em Lisboa. Em 1959, ingressou no Banco de Fomento Nacional como economista. Foi membro da Juventude Universitária Católica tendo sido diretor de «Encontro – Jornal dos Universitários Católicos», co-fundador da «SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social», criada em 1970, organização à qual se manterá ligado até aos dias de hoje e que o sociólogo António Barreto (1994) definiu como um «ersatz tolerado de um partido não permitido».

João Salgueiro exerceu funções docentes na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, no Instituto Superior de Gestão, na Universidade Católica Portuguesa e no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras.

Foi subsecretário de estado do planeamento económico e diretor do planeamento do quadro do Secretariado Técnico da Presidência do Conselho antes de ser nomeado em comissão de serviço para a presidência da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, cargo que exerceu entre Fevereiro de 1972 e Outubro de 1974, em substituição do seu primeiro presidente, Francisco de Paula Leite Pinto, a ele sucedendo também, por inerência, no cargo de delegado nacional ao Comité de Política Científica e Tecnológica da OCDE.

Em finais de 1974, João Salgueiro termina o seu mandato frente à JNICT, ingressando no cargo de vice-governador do Banco de Portugal que desempenhará até 1975. Foi administrador-geral do banco Caixa Geral de Depósitos, entre 1996 e 2000.

Foi deputado à Assembleia Nacional em 1974 e nessa qualidade presidente da Comissão Parlamentar de Economia e Finanças. Posteriormente cumpriu funções como Ministro de Estado, das Finanças e do Plano no VIIIº Governo Constitucional, entre Setembro de 1981 e Junho de 1983.

Professor responsável pelo Seminário de Economia Europeia das Licenciaturas em Economia e em Gestão da Universidade Nova de Lisboa, João Salgueiro foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, em 2010.


 

Fontes:

Arquivo de Ciência e Tecnologia: Processo individual de João Maurício Fernandes Salgueiro [PT/FCT/JNICT/DSGA-RPE-SP/001/0025/105].

Idem: «Palavras do Dr. João Salgueiro como Presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, no dia 1 de Fevereiro de 1972» in Processo individual de António Silva de Sousa [PT/FCT/JNICT/DSGA-RPE-SP/001/0008/38].

António Barreto (1994): «Portugal a Europa e a democracia» in «Análise Social» nº 129 5º, vol. XXIX.

Outubro de 2014