Projetos

O Arquivo de Ciência e Tecnologia desenvolve vários projetos relacionados com a gestão, preservação e disponibilização do património arquivístico à sua guarda.


 

entrevistas da fct na noite dos investigadoresHistória e Memória da Ciência, Tecnologia e Inovação em Portugal
O Arquivo de Ciência e Tecnologia tem em curso uma iniciativa de recolha de memórias e histórias da ciência em Portugal. 20 anos depois da criação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e 50 da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), lançamos o desafio a quem tenha memórias sobre a JNICT e a FCT ou a quem tenha participado em processos de organização e administração da ciência, ou na construção e implementação das políticas científicas em Portugal, que as venha partilhar connosco. O contributo pode ser dado através do seu testemunho, pois temos o objetivo de fazer uma recolha de memória oral, e também através da partilha de espólios documentais e objetos. Pretendemos identificar, recolher, preservar e divulgar estas memórias e estimular a sua valorização enquanto fontes para a história.

pastas do arquivo do inicTratamento do Arquivo do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC)
O INIC existiu entre 1976 e 1992, e tinha por missão contribuir para o fomento da investigação científica num quadro universitário, através dos centros de investigação. Quando foi extinto, uma parte das suas atribuições, e todo o seu arquivo central, transitaram para a Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, passando a ser, desde 1997, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Originalmente o arquivo foi organizado de forma centralizada resultando em cerca de 10 mil processos de apoio e financiamento a centros de investigação, a bolsas de investigação, a edições, a programas de investigação e a relações científicas, nacionais e internacionais. O primeiro passo no tratamento deste arquivo foi o reacondicionamento em unidades de instalação novas, estando em curso a descrição arquivística já disponível para consulta em linha, e em permanente atualização.

caixas com o arquivo do INIIITratamento do Arquivo do Instituto Nacional de Investigação Industrial (INII)
O INII exerceu a sua atividade entre 1957 e 1979 e foi uma instituição de enorme relevância para a promoção, auxílio e coordenação da investigação e assistência necessária ao aperfeiçoamento e desenvolvimento industrial do país. O arquivo que a instituição produziu foi integrado no Arquivo de Ciência e Tecnologia, em 2015, por doação do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). A primeira abordagem foi a elaboração de um pré-inventário, e já é possível identificar de forma resumida, os cerca de 30 metros lineares de documentação. Brevemente iremos concluir o inventário e a descrição do arquivo no catálogo em linha.

 

pastas do arquivo do dias agudoTratamento do Arquivo Fernando Roldão Dias Agudo (1925-)
O Arquivo de Ciência e Tecnologia recebeu uma parte do arquivo do Professor Fernando Roldão Dias Agudo, por doação do próprio. Este arquivo foi integrado em 2017 e corresponde à documentação reunida pelo Professor Dias Agudo enquanto presidente do INIC (1980-1983) e enquanto presidente da JNICT (1974-1976). Trata-se de um arquivo relevante para o estudo destas duas instituições e, neste momento, está a decorrer o tratamento e a inventariação, a fim de ser disponibilizado à comunidade científica e ao público em geral.

 

documento manuscritoTratamento do Arquivo de Luís Ernani Dias Amado (1901-1981)
Conclui-se no início de 2018 o tratamento do Arquivo de Luís Ernani Dias Amado, doado ao Arquivo de Ciência e Tecnologia, pela filha, Luísa Irene Dias Amado. Trata-se de um arquivo de assinalável valor patrimonial, constituído por seis pastas e cerca de 185 documentos – alguns centenários -, que refletem a atividade de Dias Amado, desde a juventude até ao início da sua carreira como assistente de Celestino da Costa na Faculdade de Medicina de Lisboa, e depois como investigador, analista clínico e chefe dos Serviços de Análises Clínicas dos Hospitais Civis de Lisboa. O arquivo inclui documentos iconográficos, fotografias e microfotografias, bem como numerosos desenhos anatómicos originais de tecidos e de microestruturas orgânicas.

 

pormenor de tabela de excel da mefRevisão e atualização da Portaria de Gestão de Documentos da FCT
Encontra-se em curso a revisão e atualização da Portaria de Gestão de Documentos da FCT, publicada em Diário da República com o n.º 194/2011, de 16 de maio. Esta atualização surge na sequência das iniciativas, coordenadas pela DGLAB, de elaboração da Macroestrutura Funcional (MEF), da Lista Consolidada dos Processos de Negócio da Administração Pública e finalmente da Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística (ASIA), projetos que promovem uma visão macro das funções do Estado. A FCT participou nestes projetos, através do ACT, contribuindo para a identificação dos processos de negócio relativos ao apoio à investigação e para a definição de prazos de conservação administrativa e destino final dos documentos.