Projetos

O Arquivo de Ciência e Tecnologia desenvolve vários projetos relacionados com a gestão, preservação e disponibilização do património arquivístico à sua guarda.



Rede Internacional de Arquivos Científicos

A Rede Internacional de Arquivos Científicos é um projeto conjunto do Arquivo de Ciência e Tecnologia e do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Um dos objetivos da Rede é criar um espaço de reflexão e de partilha de informação, que potencie a identificação, o tratamento, o estudo e o acesso a recursos arquivísticos relacionados com a História e a Memória da Ciência.

 


Campanha de doação

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) iniciou em 2014 uma campanha de doação de edições do catálogo do ex-Instituto Nacional de Investigação Científica, da ex-Junta Nacional de Investigação Científica Tecnológica e da própria FCT. A campanha de doação é especialmente endereçada a bibliotecas e serviços de documentação de instituições de Ensino Superior, a bibliotecas municipais, a bibliotecas de sociedades e agremiações de cientistas, e também a centros de documentação e bibliotecas de instituições de investigação.



Três fotografias de publicações JNICT/FCT

Organização e tratamento do Arquivo da Comissão Fulbright

O arquivo histórico da Comissão Cultural Luso-Americana – Comissão Fulbright foi integrado no Arquivo de Ciência e Tecnologia. Com o apoio científico do Instituto de História Contemporânea, o Arquivo de Ciência e Tecnologia procedeu ao seu tratamento, inventariação e divulgação. O arquivo da Comissão Fulbright é constituído pela documentação produzida nos últimos 50 anos, reunindo, entre outros, as atas das reuniões do Conselho Diretivo e os processos de bolseiros portugueses e americanos financiados desde 1960, com o apoio deste programa. Com esta integração pretende-se estimular o estudo da Comissão Fulbright, enquanto protagonista do relacionamento luso-americano, na sua vertente de partilha de conhecimento e intercâmbio académico e cultural.

 

Organização e tratamento do Espólio David Ferreira

Uma parte do espólio do Professor José Francisco David Ferreira (1929-2012) foi integrado no Arquivo de Ciência e Tecnologia, por iniciativa da família do Professor e da Direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O espólio é constituído por documentação reunida no âmbito da atividade do Professor David Ferreira na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sendo composto essencialmente por documentos de arquivo, separatas, slides, negativos e reproduções de fotografias, nas áreas da Biologia Celular e Molecular, Histologia e Embriologia. O espólio inclui também uma pequena biblioteca especializada e alguma documentação trocada com Augusto Celestino da Costa (1884-1954), seu mestre, do qual existem também diversos estudos e trabalhos.

 


Elaboração de um Plano de Preservação Digital

Seguindo as orientações da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Arquivo de Ciência e Tecnologia está a trabalhar na concepção de um plano de preservação digital. Com este documento, pretende-se contribuir para a definição de políticas e procedimentos que possibilitem a preservação da informação armazenada nos vários sistemas de informação da FCT.

 

Elaboração de um Plano de Classificação

O Arquivo de Ciência e Tecnologia está a elaborar um novo plano de classificação para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que abarque as atribuições e competências que, nos últimos tempos, têm vindo a ser incorporadas na FCT. O plano está a ser produzido de acordo com os princípios da Macroestrutura Funcional (MEF), um projeto da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que tem por objetivo contribuir para a maior eficácia na gestão documental e para o incremento da interoperabilidade semântica nas trocas documentais entre os vários serviços da Administração Pública. Em simultâneo, o Arquivo de Ciência e Tecnologia participou no projeto de conceção de um plano de classificação funcional intra-ministerial, coordenado pela Secretaria-geral do Ministério da Educação e Ciência.



Fotografia espólio David Ferreira

Outubro de 2014